Sociedade

APAGÃO NO AMAPÁ

Empresa privada de energia é responsável pelo apagão em todo o Amapá

Foi um incêndio no transformador 1 da empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia que causou o apagão que afeta a energia e água de todo o Amapá.

sexta-feira 6 de novembro| Edição do dia

Fonte: cut.org.br

"Foi reportado um incêndio no transformador 1 da subestação de Macapá, de propriedade da LMTE [Linhas de Macapá Transmissória de Energia], tendo sido registrado perda total na unidade", diz a nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico, órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica em todo o país. O incêndio começou na terça feira à noite, e até o momento já afetou 730 mil amapaenses.

Veja: Apagão atinge estado do Amapá há mais de 2 dias e população está largada à própria sorte

O governo federal já mostrou sua “má vontade” em resolver o problema, a empresa aparentemente não se pronunciou. A empresa e os governos devem tomar todas as medidas necessárias para atender com água, alimentos, remédios e todo insumo ou serviço que o povo amapaense precisar. Como disse Diana Assunção, “isso também é fruto da privatização do sistema de eletricidade”.

Nas empresas de eletricidades morrem inúmeros trabalhadores por “acidentes de trabalho”, fruto da precarização e da lógica mercantilista da prestação de serviços essenciais para a população. Além disso, o impacto ambiental causado por esse setor não é uma preocupação das empresas privadas, tampouco das públicas que são geridas pelos governos e seus altos funcionários. Portanto, todo o sistema elétrico deveria ser público, estatal, gerido pelos trabalhadores e com a ajuda de especialistas de diversas áreas no controle dessa atividade.




Tópicos relacionados

#SOSAmapá   /    Amapá   /    Infraestrutura   /    PDT   /    Privatização   /    Sociedade   /    Falta d’água

Comentários

Comentar