Política

BOLSONARO CITA DITADOR FASCISTA ITALIANO

Em dia de atos antifascistas, Bolsonaro compartilha frase do ditador fascista Mussolini

segunda-feira 1º de junho| Edição do dia

A gravação postada por Bolsonaro, nesse ultimo domingo (31), mostra um idoso italiano gritando sozinho na rua que "A liberdade vale mais que a morte", e em determinado momento grita: ’’Melhor viver um dia como leão que cem anos como cordeiro’’, frase que foi popularizada e propagandeada pelo ditador fascista italiano Benito Mussolini em sua escalada autoritária na Itália. A frase tornou um bordão apropriado pelo movimento fascista e era entoada por seus seguidores. Após a publicação do vídeo em seu perfil, o acontecido levou o ditador italiano à lista de assuntos mais comentados no Twitter.

A mesma frase de Mussolini já havia sido citada por Donald Trump - que também flerta com ideologias fascistas o tempo todo - durante a sua campanha eleitoral de 2016 nos Estado Unidos, fazendo com que Trump fosse amplamente criticado pela população. Bolsonaro, que está sempre publicando e exclamando frases e bordões de ideologia fascista e nazista, havia, na semana passada, feito clara referência ao movimento neonazista e racista da extrema-direita americana ao beber um copo de leite em meio a uma live em alusão à simbologia do movimento supremacista, como uma verdadeira afronta ao povo negro, em meio ao genocídio que a polícia segue realizando.

No mesmo dia em que Bolsonaro postava o vídeo fazendo referência a Mussolini em seu Facebook ocorreram por diversas partes do país atos pró-bolsonaristas que se depararam com atos antifascistas e antirracistas (contando com mais de mil manifestantes) que fazem oposição ao movimento bolsonarista. As manifestações contra Bolsonaro que ocorreram nas principais capitais e enfrentaram forte repressão policial dos diferentes governos estaduais.




Tópicos relacionados

fascismo   /    Jair Bolsonaro   /    Política

Comentários

Comentar