Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

"Em Mianmar, a classe trabalhadora fez frente à junta militar, eles nos mostraram o caminho"

"Em Mianmar, a classe trabalhadora fez frente à junta militar, eles nos mostraram o caminho"

Trazemos uma tradução da entrevista realizada por nosso diário irmão na Argentina, La Izquierda Diario com Thinzar Shunlei Yi, ativista radicada no Mianmar, que nos contou sobre a situação em seu país hoje, 8 meses após o sangrento golpe militar.

Mianmar é um país do Sudeste Asiático, uma ex-colônia britânica de longas décadas de instabilidade política e de importância estratégica para a China por seus recursos naturais e seu acesso ao Oceano Índico, o que proporcionaria maior impulso econômico à sua região sul. Os Estados Unidos, na era Biden, têm um discurso cínico de "democracia" com o objetivo de recuperar o valor das instituições internacionais, para atingir o gigante asiático, seu concorrente estratégico. A Liga Nacional pela Democracia da líder Aung San Suu Kyi foi o partido vencedor das eleições de novembro de 2020, que foi deposto pelo golpe, embora em anos anteriores tenha co-governado o país com o exército e teve um silêncio cúmplice diante dos crimes que este cometeu contra minorias étnicas. Agora faz parte da liderança da frente de oposição à junta militar, o "Governo de Unidade Nacional" (NUG) e contam com essa disputa das potências centrais, que é transferida sob a forma de "diplomacia" para a organização imperialista por excelência: a ONU. Enquanto a verdadeira oposição ao golpe de Estado emergiu nas fábricas, nas oficinas têxteis, com seus trabalhadores realizando greves, entre os jovens, que lutaram nas ruas contra os tanques militares.

Pode nos contar um pouco sobre a situação atual em Mianmar?

Até agora, a junta prendeu mais de 8.000 civis em todo o país e matou 1100. Após a "guerra defensiva", mais soldados e policiais são vistos se juntando ao movimento. Além disso, pela mesma razão, a junta aumentou os ataques contra civis, especialmente no centro de Mianmar e em "áreas étnicas", usam ataques aéreos e atacaram aldeias diferentes, queimaram casas e mataram seus habitantes. São crimes contra a humanidade, crimes de guerra.

Com o termo "guerra defensiva" foi anunciado o chamado para as guerrilhas e milícias de minorias étnicas para combater o exército que fez a coalizão se opor ao golpe chamado governo de Unidade Nacional (NUG para sua sigla em inglês). O objetivo desta frente política de partidos em sua maioria pró-ocidente seria uma pressão nos extremos para negociar com a junta militar em melhores condições nas Nações Unidas. Agora, é correto que a "guerra defensiva" é de alguma forma baseada nas guerrilhas formadas pelos diferentes grupos étnicos?

Existem mais de 100 "exércitos étnicos" no país e mais de 30 são grandes exércitos em diferentes áreas do país e cada um controla seu território. Então, quando o NUG monta um "exército de defesa do povo" o que ele está realmente fazendo é armar seu próprio exército. Não é que eles se unam aos exércitos existentes porque eles têm suas próprias demandas, eles não querem invadir ou conquistar outros territórios, eles estão apenas defendendo seus próprios territórios porque eles são independentes.

As operações do NUG estão principalmente concentradas em território de maioria birmanesa, não em "áreas étnicas", porque já existem exércitos representando esses grupos étnicos lá. O que estamos vendo é que o NUG está colaborando com eles, mas isso não significa que eles fazem parte do NUG.

Qual é a situação da classe trabalhadora?

Os líderes do movimento são perseguidos pela junta militar. Depois de 2010, a primeira eleição na história de Mianmar, começamos a ter alguma liberdade limitada para organizar sindicatos, entidades estudantis, sindicatos de camponeses, sindicatos de trabalhadores e o movimento ficou cada vez mais forte. Foram os líderes sindicais que lançaram uma greve gigante em Yangon, a maior cidade do país. Milhares de trabalhadores, em sua maioria mulheres, saíram às ruas e isso nos inspirou muito e desencadeou as greves maciças que se seguiram. Eles são a espinha dorsal e eles são os únicos que faziam frente à junta militar. Eles nos mostraram o caminho e, obviamente, se juntaram ao movimento de desobediência civil.

Mas a questão é que a maioria de nós da classe trabalhadora não chegue à mídia hegemônica, não temos reconhecimento. É por isso que muitos grupos de trabalhadores estão lutando por maior visibilidade, para mostrar suas lutas porque são eles que mais sofrem sob a junta militar.

E o que pode nos dizer sobre a situação das mulheres?

Na foto que você vê atrás de mim há uma mulher que está levantando longyi, isso é o que chamamos de roupa típica que é usada para cobrir as pernas. As mulheres estão usando-a como uma bandeira e isso é muito repulsivo porque em Mianmar há um enorme tabu com produtos femininos, roupas femininas: tudo o que é considerado "sujo". Agora as mulheres estão rompendo com isso e usamos nossas roupas como bandeira. Esse movimento deu muita moral às mulheres, que compõem mais de 50% do país. Hoje as mulheres realizam e até lideram greves quase diariamente.

O povo Rohingya minoria étnica muçulmana que há décadas vem sofrendo perseguições e assassinatos por militares e civis nacionalistas birmaneses. Em 2017, o exército atacou violentamente esta minoria, no estado noroeste de Rakaín. Esse ataque foi uma verdadeira limpeza étnica que levou à fuga de mais de 750.000 Rohingya para Bangladesh, enquanto 25.000 foram mortos. Naquela época, Aung San Suu Kyi, líder do LND era conselheira do Estado em um governo democrático burguês fraco. Seusilêncio sobre esses atos era um claro sinal de proteção do exército. Situação é o povo Rohingya agora?

Depois de 4 anos de luta, após o genocídio contra eles, nenhum dos autores pagou por esses crimes. Os fatos chegaram à mídia ao redor do mundo, mas que aconteceu? Depois de 4 anos nada aconteceu, os Rohingya ainda não têm uma casa [em referência a poder ocupar o território que lhes pertence, sem serem perseguidos, NdT], eles continuam a viver em campos de refugiados e seu sofrimento continua. Após o golpe, suas esperanças caíram ainda mais porque seu país não era mais seguro para eles. A comunidade internacional falhou com o povo Rohingya.

Agora os militares estão cometendo os mesmos crimes contra todas as pessoas de Mianmar, é claro que o que eles fazem com os Rohingya é 10 vezes pior, mas eles estão nos matando, eles usam atiradores, ataques aéreos, armas pesadas para perseguir a população civil e nenhum dos atores internacionais poderia parar a junta. Eles só fazem exigências e declarações e falam e falam, mas que aconteceu? Os militares matam meus amigos, eles os prendem. Estou perdendo meus amigos e família. Meu país é um cemitério.

As minorias étnicas lutaram contra as mesmas instituições nos últimos 70 anos. Agora eles foram acompanhados por muitos jovens e a maioria birmanesa da população, estamos tentando derrubar a junta. O NUG faz parte da liderança desse processo, mas eles não são os principais, os jovens, camponeses e trabalhadores são o centro desse movimento. Se o NUG não fizer um bom trabalho, podemos procurar outros líderes.

Você considera que a junta militar, através do golpe, se estabeleceu no poder?

O que vemos é que o golpe ainda não foi resolvido porque não nos rendemos a isso, porque a resistência ainda é muito forte. Os militares ainda não conseguiram construir sua própria administração, não podem dar ordens às comunidades e cidades porque as pessoas se rebelam contra ela.

Quem controla as principais fontes econômicas do país?

O conselho. Isso inclui instituições financeiras e de investimento internacionais que trabalham de forma colaborativa com o conselho. Direta ou indiretamente eles estão lucrando com os crimes cometidos em Mianmar, e é por isso que estamos pressionando a comunidade internacional a impor sanções àqueles que fazem negócios com a junta.

A economia de Mianmar está afundando, nossa moeda foi desvalorizada como nunca antes na história. Enquanto a junta anuncia que eles são os governantes do país, as forças de resistência tentam fazê-los falhar. Os líderes sindicais exigem a imposição de sanções que terão impacto sobre si mesmos, eles podem perder seus empregos e afins, mas eles não se importam. A economia está em colapso e isso é intencional porque o povo de Mianmar está tentando mostrar que a junta não é capaz de governar o país.

O conselho basicamente tem o apoio da Rússia e da China. Há outros países que vendem armas e também estamos tentando impedir isso.

O que acha das Nações Unidas?

Em Mianmar, as pessoas dizem que são "o nada unido". Sentimos que eles falharam conosco porque esperávamos que eles interviessem, nas primeiras semanas após o golpe muitas pessoas estavam concentradas fora dos escritórios da ONU no país e nem sequer saíram para explicar. o que estava acontecendo, eles nem se importam.

Estamos muito preocupados que a ONU possa começar a trabalhar com o conselho sob o pretexto de "trabalho humanitário" ou algum "programa de ajuda". Essa seria uma forma de dar legitimidade à junta como governo do país. Estamos muito preocupados e vemos que eles podem fazê-lo, é por isso que denunciamos que não é o que eles devem fazer, não nos ajuda em nada.

As pessoas perderam a esperança na ONU e nos mecanismos internacionais, a comunidade internacional falhou com o povo de Mianmar.

Bem, nós agradecemos muito por nos dar esta entrevista. Gostaria de acrescentar outra coisa?

Sim, uma última coisa. Quero dizer que nos solidarizamos com todos os povos do mundo que são oprimidos e marginalizados em diferentes comunidades como no Afeganistão ou na Argentina. Somos cautelosos com os governos, mas sempre nos solidarizamos com diferentes povos e compartilhamos sua luta.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Crise Política em Mianmar]   /   [Mianmar]   /   [Sudeste asiático]   /   [Ideias de Esquerda]   /   [China]   /   [Teoria]   /   [Internacional]

Comentários