Internacional

ESTADOS UNIDOS | ELEIÇÕES

Eleições EUA: Republicanos montam urnas falsas na Califórnia

O partido Republicano admitiu ter instalado mais de 50 urnas falsas em locais de votação nas cidades da Califórnia. O ato ilegal que pode se enquadrar como fraude eleitoral foi noticiada domingo pelo jornal The New York Times.

terça-feira 13 de outubro| Edição do dia

Segundo uma materia publicada domingo pelo The New York Times, o partido republicano teria montado e instalado cerca de 50 urnas falsas em cidades da Califórnia, nos EUA.

Os pontos falsos de votação foram instalados perto de igrejas, lojas de armas e academias de ginástica, além de escritórios do partido Republicano de Donald Trump. Estavam em áreas de votantes conservadores, e com etiquetas com os dizeres “Urna Eleitoral Oficial”.

A absurda ação dos republicanos acontece em meio ao fervoroso debate eleitoral sobre o direito ao voto, e ameaças constantes de Donald Trump em não reconhecer o pleito. Um forte vento anti-democrático atravessa o período eleitoral nos EUA.

Mas o que já parecia absurdo, pode ficar ainda mais. Nessa segunda (12), o secretário de estado da Califórnia, assim como o advogado-geral Xavier Becerra, ordenaram que o Partido Republicano retirasse todas as urnas falsas.

No entanto um dos porta-vozes do partido no estado disse que eles seguirão implantando urnas falsas, pois segundo ele, as leis da Califórnia permitem que qualquer um entregue uma urna com votos mediante autorização.

Enquanto Trump discursa sobre o "medo de fraude eleitoral" os Republicanos arrumam seus pretextos para que eles próprios alterem o rumo das eleições nos EUA de forma antidemocrática e autoritária.




Tópicos relacionados

Eleições 2020   /    Partido Democrata   /    Donald Trump   /    Eleições Estados Unidos   /    Estados Unidos   /    Internacional

Comentários

Comentar