×

JUSTIÇA POR GEORGE FLOYD | EUA: Um a menos, faltam três. Lutar contra a polícia e o toque de recolher

Em uma vitória parcial para os manifestantes, o policial assassino Derek Chauvin foi finalmente preso pelo assassinato de George Floyd e levado sob custódia. Mas isso vem de mãos dadas com o toque de recolher, imposto pela Guarda Nacional. Agora, a luta começa contra o toque de recolher e pela prisão e condenação de todos os quatro policiais assassinos.

sábado 30 de maio de 2020 | Edição do dia

Na segunda-feira, 25 de maio, o policial Derek Chauvin, de Minnesota, assassinou George Floyd, um negro desarmado que não resistia à prisão. Chauvin manteve o joelho contra a garganta de Floyd por 10 minutos, enquanto Floyd implorava e implorava, dizendo repetidamente: "Não consigo respirar". A multidão no local continuou pedindo aos policiais que parassem enquanto Chauvin e os outros três policiais com ele em serviço zombavam e brincavam entre si. Chauvin e os outros policiais em cena, todos tiveram uma série de reclamações contra eles, mas nenhum deles sofreu retaliação, em grande parte devido ao ex-candidato democrata à presidência e ex-promotora de Minnesota, Amy Kloubachar. Segundo o MPD, apenas duas das 18 queixas contra Chauvin foram "encerradas com disciplina".

Embora Chauvin tenha sido demitido da força policial logo após o assassinato de Floyd ser revelado, não foi até hoje que quaisquer acusações formais foram apresentadas contra ele ou seus colegas policiais. Na manhã de terça-feira, um vídeo do assassinato se tornou viral, acendendo a faísca para um fogo que agora se espalha por todo o país. Logo após a prisão de Chauvin, o prefeito democrata de Minneapolis, Jacob Frey, decretou um toque de recolher em Minneapolis em uma tentativa desesperada de reprimir os protestos em andamento. Enquanto a prisão de Chauvin marca uma vitória importante para aqueles que estão lutando contra a escalada da violência policial no meio de uma pandemia para protestar contra essa injustiça, ainda há muito o que lutar.

A partir de agora, Chauvin foi acusado de terceiro grau homicídio e homicídio culposo - acusações menores considerando a brutalidade do assassinato. Enquanto isso, os três policiais que foram cúmplices do assassinato de Floyd vagam livremente. Isso nem explica os mais altos da cadeia policial, que deram ordens e incentivos para comunidades negras hiperpoliticas ou para outros policiais assassinos que se escondem atrás da proteção dos departamentos policiais em todos os lugares. Infelizmente, essa vitória parcial vem acompanhada de mais repressão estatal de protestos nas mãos da Guarda Nacional. É efetivamente uma vitória "vá para casa": uma concessão por uma classe dominante que tenta conter a crescente raiva desses protestos. Mas eles não conseguirão. Hoje à noite, há protestos planejados em todo o país, inclusive em Minneapolis.

Prender um policial assassino é uma vitória? Em suma, sim. Uma bem básica. Mas um que tem sido negado há muito tempo à comunidade negra. Policiais brancos matam negros com impunidade. Veja a morte de Tamir Rice, um garoto negro de 12 anos morto pela polícia. Ninguém foi acusado. Veja Breonna Taylor, que no mês passado foi morta quando os policiais invadiram sua casa e atiraram nela enquanto ela dormia na cama. Pior ainda, seu namorado, que atirou com uma arma obtida legalmente contra os policiais à paisana que invadiram sua casa, foi preso. Ele só foi libertado devido a reação das massas..

Mas prender um policial assassino não é o fim da história. Policiais assassinos são presos várias vezes, apenas para serem absolvidos alguns meses depois, como foi o caso de Philando Castille e Eric Garner. Nesse sentido, é apenas uma vitória muito parcial vencer a prisão: seria uma vitória maior ganhar uma acusação de culpa - o que quase nunca acontece.

Para interromper esses assassinatos, é necessário subir mais a cadeia alimentar. Policiais assassinos são o produto de políticas de policiamento e não apenas de preconceito ou malícia individual. As políticas promovidas por toda a força policial devem ser investigadas por um órgão independente e punidas.

A violência policial que estamos testemunhando não é novidade. Prender um policial não vai acabar com um sistema de brutalidade. Sem dúvida, os outros três policiais envolvidos no assassinato de Floyd também devem ser presos e condenados, o que simbolizaria uma enorme vitória para os manifestantes que se manifestavam nas ruas. Mas não é hora de recuar. Os manifestantes devem continuar sua luta além dessas prisões. É hora de ampliar o apelo à justiça até que tirem o pé de nossas gargantas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias