×

FAÍSCA | ESCÂNDALO: Temer faz chacota dos estudantes que lutam contra os ataques do governo golpista

Nessa terça-feira (8), Temer ousou duvidar dos estudantes que estão ocupando escolas e reitorias país a fora contra seu mais recente e visceral ataque, a PEC 55 (antiga PEC 241) e a Reforma do Ensino Médio. Acho que é ele quem não sabe com quem está mexendo.

Ítalo GimenesMestre em Ciências Sociais e militante da Faísca na UFRN

terça-feira 8 de novembro de 2016 | Edição do dia

Em um encontro com seus amiguinhos empresários e executivos, com os quais conspira contra a juventude e os trabalhadores do país através do chamado ajuste fiscal, Temer disse que as pessoas precisam aprender a respeitar as instituições e que, ao ocupar prédios públicos, como escolas e universidades, “utilizam o argumento físico em vez do intelectual ou verbal”.

Como se o monsenhor golpista tivesse se preocupado em algum momento em dialogar com o movimento dos estudantes. Afinal, acho que ele não está preocupado em ouvir a voz daqueles cujas costas ele quer despejar todos esses ataques. Muito pelo contrário, porque se tem alguém que está se utilizando de argumento físico é ele e seus colegas governadores e juízes país afora que mandam a polícia para acabar com as ocupações.

Os estudantes são violentos, Temer? Porque não ouvimos um pio seu sobre a autorização que um juiz concedeu à polícia para que utilizasse métodos de tortura contra os estudantes que ocupavam uma escola? Porque o “excelentíssimo” presidente ilegítimo não disse nada a respeito das desocupações relâmpago que Alckmin tem se aplicado em São Paulo, sem mesmo a necessidade de mandados de reintegração?

E ainda se acha engraçado, fazendo piada da capacidade dos estudantes de compreenderem o porquê estão lutando. Quis dar uma de Beto Richa, que disse aos estudantes paranaenses que não sabiam o que era uma PEC, mas foi ainda mais ousado, ironizando: “[Pergunto] você sabe o que é uma PEC [Proposta de Emenda Constitucional]? É uma Proposta de Ensino Comercial. Estou dando um exemplo geral de que as pessoas debatem sem discutir ou ler o texto”.

Os estudantes que estão construindo essa luta histórica contra seu governo não é boba, Temer. Ela não está de brincadeira. Compreende muito bem que tanto a PEC quanto a MP da Reforma do Ensino Médio apontam para uma precarização ainda maior dos serviços públicos como a educação e a um consequente processo de privatização desses serviços. Conhecem bem a história: precarizam para depois dizer que não funciona e vender pra iniciativa privada lucrar com a cobrança de mensalidades.

Os estudantes estão debatendo em aulões, assembleias e em outras atividades tudo o que vocês planejam. Então não venha com provocações para cima de nós, porque se vocês, golpistas, empresários e banqueiros, vêm quente com os ataques, saiba que a gente já tá fervendo pra derrota-los. Se conseguirmos unificar nossa luta através de um forte comando com delegados eleitos em cada local de estudo, quero ver se tu aguenta. E mais, quando conseguirmos nos unir à classe trabalhadora brasileira, que ainda não despertou para se enfrentar com os ataques, muito por conta das burocracias sindicais ligadas ao PT, como CUT e CTB, que, como a UNE, não está disposta a travar uma luta séria aos golpista, não tenho dúvidas que nós conseguiremos ser a FAÍSCA que vá botar fogo no seu governo e no sistema de exploração e opressão que ele representa.

Por último, mas sempre primeiramente FORA TEMER GOLPISTA!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias