Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Dossiê Podcast Feminismo e Marxismo

Dossiê Podcast Feminismo e Marxismo

24 de fevereiro: Vem aí nova temporada¹

No dia 05 de março de 2020 o podcast feminismo e marxismo deu play nos debates, teorias, polêmicas e histórias de grandes mulheres lutadoras. De lá para cá foram muitos assuntos e temas sobre o feminismo abordados desde a ótica marxista. Afinal, o que é o patriarcado? Quando surgiu o racismo? Qual é a relação entre raça, classe e gênero para um feminismo marxista? Foram temas que permearam todos nossos programas. Isso porque entendemos que há uma imbricação entre as opressões e a exploração, entendidos como dois conceitos distintos que ganham uma nova engrenagem na sociedade capitalista.

Nosso podcast também entrou nas diferentes ondas do feminismo, no movimento LGBTQIA+ e negro, combatendo as perspectivas liberais que querem acomodar nossa luta com os interesses da burguesia e entrando nos principais debates teóricos do feminismo internacional, como a teoria da reprodução social e o feminismo dos 99%. As mulheres revolucionárias e as lutadoras que fizeram história também estiveram presentes, além de grandes revoluções como a Revolução Russa de 1917, nos separando das experiências stalinistas e buscando sempre expressar a relação indissociável entre luta das mulheres e a luta de classes.

Nos mais de 80 episódios tratamos sobre a relação das mulheres com diferentes temas, como o meio ambiente, o campo, o esporte, as eleições e a religião, além de temas que permeiam o movimento feminista, como os padrões de beleza e a gordofobia, a violência de gênero e a indústria cultural. Em todos eles enfrentando Bolsonaro, Mourão, Damares, a direita tradicional e também as tentativas reformistas que buscam conciliar os interesses antagônicos entre as classes, que nada tem a oferecer à luta pela emancipação das mulheres. Nosso podcast busca contribuir com o movimento de mulheres tirando lições para resgatar um feminismo socialista, revolucionário, anti-imperialista, antirracista, da classe trabalhadora e pela diversidade sexual. Veja abaixo um dossiê sobre nossos principais episódios:

Teorias e Conceitos

Dentre os mais de 80 episódios, podemos elencar pelo menos 20 que trataram especificamente sobre conceitos, teoria e temas ideológicos da luta das mulheres, nos apropriando das obras e das lições do marxismo revolucionário e a cada episódio publicamos as referências usadas para que possa ser compartilhada pelos ouvintes, alguns deles são:

Opressão e Exploração; O gênero nos une, a classe nos divide; Primeira Onda do Feminismo; Feminismo em Marx; O Stalinismo e a questão da Mulher; A segunda onda do feminismo; O Feminismo em Trotski; O feminismo liberal; Mulheres e a religião; Feminismo radical; Desconstruindo a representatividade; Teoria da Reprodução Social; Feminismo dos 99%, Feminismo Socialista; Interseccionalidade é marxismo?; Feminismo em Lênin; Lugar de fala; Empoderamento; Gordofobia; Homens na luta contra o Patriarcado.

Lutadoras e Revoluções

Nossos episódios contaram com a presença de grandes lutadoras e revolucionárias, que dedicaram suas vidas à luta das mulheres no interior dos embates da luta de classes, também nos dedicamos a expressar grandes processos e Revoluções que mudaram a história e contaram com mulheres na luta por um mundo novo. Veja alguns desses episódios:

Revoluções: As mulheres na Revolução Haitiana; A revolução Russa e as mulheres; As mulheres na Revolução Espanhola; Revoluções africanas e as mulheres; Revolução Cubana e as mulheres.

Lutadoras: Rosa Luxemburgo; Flora Tristan; Louise Michel; Sojourner Truth; Harriet Tubman; Alexandra Kollontai; Clara Zetkin; Rosa Parks; Pagu; Lucy Parsons; Larissa Reisner; Natalia Sedova; Chen Bilan; Carmela Jeria.

A luta das mulheres no Brasil

No Brasil semi-colonial, onde a burguesia é herdeira da escravidão e da submissão ao imperialismo, nosso podcast buscou contribuir com todos os que buscam compreender o Brasil a partir do olhar dos oprimidos e explorados, mostrando que a luta das mulheres sempre esteve presente nos principais fatos históricos do país, como é hoje o enfrentamento à extrema direita de Bolsonaro e Damares.

O bolsonarismo é uma reação ao feminismo?; Para o desespero de Damares: hoje falaremos sobre aborto;Anti-feminismo e a farsa Sara Winter; Mulheres e as eleições;
As mulheres no ascenso operário no Brasil de 1978 a 1980;Basta de violência contra as mulheres; Justiça por Marielle; Mulheres e a ditadura; Luta indígena e as mulheres; Desconstruindo o feminismo da Globo; Mulheres no Campo; Feliz dia das mães?; Dívida Pública e as mulheres; Feminejo.

A luta das mulheres é internacional

Mais do que nunca a luta das mulheres é internacional, como mostra as mulheres na Índia, Polônia, Estados Unidos e na América Latina. As que se enfrentam com a crise capitalista que joga a conta da crise nas suas costas, as que têm dupla, tripla jornada em todo o mundo, buscamos contribuir também com uma perspectiva internacionalista do marxismo, nos separando das experiências stalinistas, para fortalecer o movimento de mulheres e sua relação com a classe trabalhadora de todo o mundo.

28 de setembro: Legalização do aborto; Maré Verde na Argentina; 1 de Maio: Nós mulheres, o proletariado; Maio de 1968; Palestina e as mulheres; Geração Z; Mulheres e a crise no Afeganistão; Greve Pelo aborto na Polônia; Coronavírus e as mulheres, Crise econômica, Covid-19 e as mulheres.

Mulheres Negras

Em todos episódios buscamos defender que um feminismo socialista é também antirracista, e a luta das mulheres negras permeia qualquer perspectiva revolucionária no Brasil e no mundo. Mas contamos com episódios especiais sobre a luta imparável das mulheres negras contra o racismo, o machismo e o capitalismo.

Capitalismo, racismo e patriarcado; A precarização tem rosto de mulher negra;
Mulheres negras e o marxismo; Empregadas domésticas; As Panteras Negras;
Carolina Maria de Jesus; Faremos Palmares de Novo!

Movimento LGBTQIA+ e Diversidade Sexual

Também contamos com episódios especiais sobre a questão LGBTQIA+, para desespero dos conservadores e reacionários de plantão e a defesa da livre expressão da sexualidade e gênero também é parte de todo nosso programa.

51 anos de Stonewall; Marsha P.Johnson; Dia da Visibilidade Trans; Visibilidade Lésbica

Nota de rodapé:

[1] Em pleno 2022, entramos em uma nova temporada, o programa que era apresentado por Diana Assunção, passou a ser dividido com Maíra Machado em 2021, e agora Flávia Telles passará a assumir a apresentação com Maíra. Com uma interação maior com o público através do Instagram, em que os ouvintes podem mandar sugestões, críticas e dúvidas, a perspectiva é que o programa possa ampliar o leque de conceitos, teorias, debates e história de grandes revoluções para contribuir com os desafios da luta das mulheres e de todos os oprimidos e explorados. A partir do dia 24 de fevereiro acompanhe a nova temporada do podcast Feminismo e Marxismo, disponível em todas as plataformas digitais e no Esquerda Diário.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Podcast Feminismo e Marxismo]   /   [Feminismo Socialista]   /   [dossiê marxefeminismo]   /   [Feminismo]   /   [Gênero e sexualidade]

Comentários