Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Dossiê] 153 anos de Rosa Luxemburgo

Redação

[Dossiê] 153 anos de Rosa Luxemburgo

Redação

Dia 05 de março completa 153 anos do nascimento de Rosa Luxemburgo, revolucionária polonesa assassinada pela socialdemocracia alemã em 1919. Em homenagem à fundadora do Partido Comunista Alemão, o Ideias de Esquerda reuniu algumas publicações para conhecer e compreender as suas ideias.

Nascida em 1871, Rosa Luxemburgo foi parte da ala esquerda da socialdemocracia alemã, formando mais tarde a Liga Spartakus e fundando o Partido Comunista Alemão. Rosa produziu vastos debates teóricos acerca do imperialismo e o militarismo, e debates políticos importantes que são relevantes até os dias de hoje, como sua batalha contra o revisionismo de Bernstein e Kautsky. Assassinada em 1919 pela socialdemocracia alemã, as ideias de Rosa Luxemburgo ainda vivem e são pilares importantes na luta pelo socialismo. Confira algumas obras de Rosa e publicações do Esquerda Diário sobre a revolucionária polonesa:

E depois disso? por Rosa Luxemburgo.

Rosa Luxemburgo: O Que Quer a Liga Spartakus?.

O marxismo de Rosa Luxemburgo: Reforma ou Revolução.

[PODCAST] 007 Feminismo e Marxismo - Lutadoras: Rosa Luxemburgo:

[MESA] Reforma social ou revolução: a atualidade de Rosa Luxemburgo:

Curso O Marxismo de Rosa Luxemburgo no Campus Virtual:


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Partido Socialdemocrata Alemão (SPD)]   /   [Podcast Feminismo e Marxismo]   /   [Campus Virtual]   /   [Rosa Luxemburgo]   /   [Teoria]

Redação

Comentários