133 ANOS DA ABOLIÇÃO

Dossiê 13 de maio: Impor justiça à chacina do Jacarezinho com a força da nossa luta

quinta-feira 13 de maio| Edição do dia

Imagem de Victor Cubaia

Há 133 anos da abolição da escravidão fizemos essas elaborações como uma pequena contribuição para as reflexões acerca da nossa luta contra o racismo e o capitalismo. Nossa mídia independente, o Esquerda Diário, se coloca ao lado de cada mãe que neste domingo trocou a comemoração pelo luto, com as mães de Jonathan, Jonas, Márcio, Carlos, Rômulo, Francisco, Cleyton, Natan, Maurício, Guilherme, Pedro, Luiz, Isaac, Richard, Omar, Marlon, Bruno, Pablo, John, Wagner, Matheus, Rodrigo, Toni, Diogo, Caio e Evandro, todas as vítimas do Jacarezinho, as mães de João Pedro, de Agatha Felix, e de tantos dos nossos que morrem vítimas da violência e das chacinas policiais, lutamos por justiça e colocamos nossa mídia a serviço de dar voz a essa luta.

Bolsonaro, Mourão e todo regime golpista são responsáveis por cada lágrima dessas mães e pelo banho de sangue que as polícias promovem. Reprimem e assassinam a população negra e os trabalhadores porque querem sufocar nosso grito de revolta, mas não apagam nossa história rica de rebeldia, de levantes e revoltas que fizeram tremer a burguesia racista e colocaram abaixo o sistema escravista.

Neste 13 de maio, ao contrário do que quer a extrema direita e suas forças repressivas, nós levantamos nossas cabeças e vamos às ruas, porque basta de morrer pela fome, pela covid, pelos lucros capitalistas, lutamos por uma investigação independente imposta pela mobilização dos negros junto aos trabalhadores, pelo fim dos autos de resistência, por punição aos assassinos, pelo fim das operações policiais nas favelas e o fim dessa instituição racista.

Dossiê 13 de maio:

A prenda de Bolsonaro e do regime golpista no mês da abolição: fome e corpos para velar

por Cristina Santos

13 de maio e a luta contra a polícia e sua repressão às revoltas negras e operárias

por Renato Shakur e Flávia Telles

As lições do verão passado: O Black Lives Matter e luta contra a violência policial

por Miguel Gryner e Renato Shakur

O Brasil das chacinas há 133 anos da abolição da escravidão

por Mathias Nery e Samuel Rosa

Chacina do Jacarezinho é mais uma ferida aberta do golpe institucional

por Yuri Costa

13 de maio por Jacarezinho: vídeo de Letícia Parks

Retomando entrevistas do Ideias de Esquerda com JJ Reis e Flávio Gomes:

João José Reis: Revoltas escravas e a greve negra na Bahia no século XIX

Flávio Gomes: “É preciso incluir a escravidão na luta de classes”




Comentários

Comentar