×

CIDADE "LINDA" | Dória quer uma arte limitada e a serviço de seus interesses

Em meio à uma perseguição contra os grafiteiros e pichadores de São Paulo, João Dória disse que vai criar um programa para ’’promover grafiteiros e muralistas” na cidade. A cada três meses, a Prefeitura vai ’’liberar’’ espaços na capital. Os artistas serão escolhidos por meio de uma comissão montada pela Secretaria Municipal de Cultura.

quinta-feira 26 de janeiro de 2017 | Edição do dia

De acordo com a prefeitura, poderão ser grafitados imóveis públicos e privados, que serão procurados pelo poder público para autorizar o uso do espaço. O primeiro ponto, será no Baixo Augusta, na região central. Além disso, o prefeito ressaltou que a Avenida 23 de Maio, onde tem o maior painel de arte urbana a céu aberto de São Paulo e que foi destruído por Dória não passara pelo programa.

Quando foi anunciada a medida, de maneira totalmente hipócrita, Dória disse que apoia grafiteiros e muralistas, mas que pichadores não são bem-vindos. "Isso vai nos ajudar a embelezar São Paulo, recuperar várias áreas, a criar visibilidade adequada para o trabalho artístico de grafiteiros e muralistas", disse o prefeito.

André Sturm, secretário de Cultura, falou que a comissão receberá as propostas dos grafiteiros e seus currículos. Em suas palavras ’’Eles serão escolhidos em função do currículo e do histórico. Mas a ideia é que seja um número grande de artistas’’.

Conforme o secretário, cada espaço novo terá uma seleção diferente O secretário de Cultura, André Sturm, disse que a comissão receberá as propostas dos grafiteiros e seus currículos, mas não haverá necessidade de enviar a prévia dos desenhos. "Eles serão escolhidos em função do currículo e do histórico. Mas a ideia é que seja um número grande (de artistas)." Cada novo espaço - que será sempre em áreas abertas - terá uma seleção diferente, segundo Sturm.

Após a atitude criminosa de Dória em destruir o maior painel de arte urbana a céu aberto de São Paulo e depois do rechaço amplo que isso causou, o prefeito da cidade de São Paulo, de uma maneira muito cínica, quer se mostrar defensor da arte. Mesmo assim, o prefeito mostra o seu caráter elitista ao dizer que uma das maneiras da juventude da periferia de se expressar não é arte. Além disso, estas medidas mostram que além de deixar a cidade cinza, Dória quer controlar a liberdade de expressão e decidir o que é arte e o que não é.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias