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OPINIÃO | Doria quer fazer de São Paulo uma temporada de Fórmula 1 dos anos 70

E logo no primeiro dia, já temos um acidente. Uma das promessas de João Dória em sua campanha eleitoral é revogar o limite de velocidade estabelecido pelo prefeito anterior, Fernando Haddad.

quinta-feira 26 de janeiro de 2017 | Edição do dia

Para isso, o novo prefeito chamou ninguém menos do que Emerson Fittipaldi, bi-campeão da Fórmula 1 para fazer a divulgação do aumento da velocidade nas Marginais Tietê e Pinheiros. Agora os limites nas pistas expressas vão subir de 70km/h para 90km/h, nas centrais de 60km/h para 70km/h e nas locais de 50km/h para 60km/h.

Fãs de Fórmula 1, precisamos falar sobre o Emerson Fittipaldi

Chega até a ser simbólico a escolha de Fittipaldi para ser o garoto propaganda de João Dória. O ex-piloto correu durante toda a década de 70 na Fórmula 1, período do esporte que ficou conhecido por morrer ’’dois pilotos a cada temporada’’, conforme conta o ex-piloto Niki Lauda no filme ’’Rush, no limite da emoção’’. Logo na primeira hora em que o limite de velocidade foi aumentado, um acidente ocorreu na Marginal Pinheiros.

De acordo com a reportagem da UOL, Fittipaldi foi procurado por Doria por conta da ’’amizade’’ existente entre eles. No blog do Flavio Gomes afirma que quando Emerson trouxe a WEC (corrida de protótipos organizada pela FIA), ele participou de um evento público em que selava um pacto nacional pela redução de acidentes. No final de seu texto, Gomes questiona ’’o que mudou de lá para cá?’’.

Se de um lado é inegavél que Emerson Fittipaldi tenha sido um grande piloto dentro das pistas, do outro lado ele é um exemplo de que os esportistas estão submersos nas relações políticas e interesses econômicos que movem o mundo do esporte.

O primeiro resultado da medida de Dória

Conforme consta no site do G1, o motorista do automovel perdeu o controle do carro, bateu num muro e colidiu com a traseira de uma viatura da CET, que estava parada e acompanhando a sinalização no trabalho de trocas das placas que informam o limite de velocidade. A tendência é que casos como este ou até pior ocorram com mais frequência na cidade de São Paulo.

De acordo com o site da Jovem Pan, Dória vai disponibilizar quatro ambulâncias do SAMU para as marginais Pinheiros e Tietê. O prefeito de São Paulo disse que os veículos ficarão em pontos específicos das marginais agindo de maneira preventiva. Em suas palavras “Nós não esperamos e nem desejamos que tenha acidente, mas o poder público deve agir preventivamente”. Alem disso, o prefeito pretende unificar os serviços de resgate que atendem pelos telefones 192 e 193.

Vale a pena lembrar que o mesmo João Dória vem aprofundando a entrega da cidade de São Paulo para os grande empresários e banqueiros. Em relação a saúde, o novo prefeito da cidade prometeu implementar o corujão, um sistema onde as empresas privadas de saúde podem atender nos hospitais públicos. Certamente o aumento de acidentes de trânsito vão trazer lucro para estes empresários.

Além disso, existem outros motivos que tornam esta medida de João Dória extremamente criminosa. Ao mesmo tempo em que Dória transforma as marginais em verdadeiros autódromos de corrida, o mesmo sucateia os hospitais municipais da cidade. A grande prova disso é que com a unificação dos serviços de resgate e o aumento de acidentes na marginais, vai gerar um sucateamento na saúde da cidade de São Paulo.

O que pretende Dória com esta medida?

Já escrevemos em inúmeros textos neste site que o novo prefeito de São Paulo é um grande empresário e ele vai defender sempre os seus pares. O capitalismo obriga o trabalhador a entrar no horário determinado em seu trabalho e se ele atrasar, normalmente sera penalizado. O aumento de velocidade nas marginais, utilizada por milhares de pessoas, é apenas uma maneira irresponsável que Dória encontrou para fazer com que os trabalhadores cheguem no horário do serviço.

Durante a sua gestão, Haddad teve uma política muito limitada para o trânsito de São Paulo. Se de um lado, é preciso dizer que esta medida de João Dória em aumentar a velocidade das marginais é absurda, do outro é preciso dizer que o ex-prefeito Fernando Haddad teve uma política muito limitada para a questão do transito de São Paulo. Limitar a velocidade nas marginais, ainda que reduza os acidentes, nem de longe vai resolver os problemas do trânsito caótico e infernal que existe na cidade.

Vale a pena lembrar que durante sua gestão, Fernando Haddad aumentou inúmeras vezes o preço da passagem de ônibus, causando diversos protestos, inclusive as manifestações de junho de 2013. Além disso, não teve nenhuma política efetiva de expansão da frota de ônibus que pudesse acabar com a alta circulação de carros que existe na cidade.

Se depender de João Dória, a cidade de São Paulo se transformará nas clássicas temporadas de Fórmula 1 dos anos 70 e 80. Pelo menos no que diz respeito ao número de acidentes graves e mortes de pilotos que constantemente ocorriam nas temporadas daquele período. Mas como Dória está no seu castelo (quer dizer mansão) e virado de costas para a população, pouco importa as consequências desta medida irresponsável.




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