×

Terceira via | Doria promete ataques para se fortalecer como terceira via: "vou privatizar a Petrobras"

Na busca por apoio da burguesia para uma possível candidatura presidencial, João Doria mostrou a verdadeira face da dita "terceira via" de oposição a Bolsonaro, ao prometer privatizar a Petrobras, antiga demanda dos sanguessugas do mercado financeiro.

quarta-feira 15 de setembro | Edição do dia

(Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Em entrevista a rádio Itabaiana, de Sergipe, o governador de São Paulo João Doria afirmou que, se for eleito presidente, irá privatizar a Petrobras. Ele disse que dividiria a estatal em lotes, para "garantir a competitividade". Ele afirma, de maneira mentirosa, que a falta de competitividade, o suposto monopólio da Petrobras, é o responsável pelo alto preço dos combustíveis. Porém, o preço dos combustíveis começou a aumentar precisamente quando a Petrobras passou a ajustar seus preços aos preços internacionais, para gerar lucro para seus acionistas, de maneira concomitante a entrada de empresas estrangeiras no setor.

Leia também: O verdadeiro motivo dos combustíveis estarem tão caros

Doria está abertamente em campanha para ser candidato à presidência da República, e participa de uma disputa interna no PSDB com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ele mostra, com seu discurso, a natureza da chamada "terceira via", que setores da burguesia estão buscando: uma alternativa de direita capaz de aprovar ataques aos direitos dos trabalhadores.

Essa é mais uma demonstração cabal, também, de por que a política do PT, PSOL e PCdoB de se aliar a setores de direita, do PSDB ao MBL, numa frente conta Bolsonaro não oferece nenhuma saída para os trabalhadores, ao fortalecer setores que querem privatizar a Petrobras e aprofundar as reformas que cortam direitos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias