×

29M | Dois caminhos depois do #29M: atos de desgaste eleitoral pró-Lula ou radicalizar a luta?

Os atos que aconteceram por todo o país no último sábado marcaram uma inflexão na conjuntura política. No entanto, as direções burocráticas que convocaram esses atos querem que sejam manifestações eleitorais para eleger Lula em 2022. A crise sanitária, econômica e social exige uma saída para agora através da luta, sem conciliação com os golpistas.

quinta-feira 3 de junho de 2021 | Edição do dia

Em meio a mais de 460 mil mortes por Covid no Brasil e altos índices de desemprego e fome, os atos foram uma expressão do grande descontentamento da juventude, dos trabalhadores e do conjunto da população com Bolsonaro e sua corja. Esse descontentamento estava sendo “comprimido” pelas centrais sindicais e pela UNE, que com o objetivo de alimentar ilusões no impeachment que colocaria Mourão no poder ou na CPI que é um teatro para salvar o regime do golpe institucional de 2016, buscava controlar a força dos atos e da aliança da juventude com os trabalhadores. Agora, os sindicatos e a UNE, dirigidas pelo PT e PCdoB, chamam as manifestações que mostraram uma disposição de luta de diversos setores, mas com um objetivo: desgastar Bolsonaro para preparar as eleições de 2022.

A política do #FicaEmCasa é uma grande contradição dos governadores, STF e Congresso Nacional, pois ao mesmo tempo que impulsionam essa demanda, também são entusiastas de milhares de trabalhadores terem que continuar suas atividades para garantir o lucro dos patrões. Bolsonaro, Mourão e todos esses setores deixam muito claro que apesar de buscarem se diferenciar entre si, têm um acordo central: descarregar a crise nas costas dos trabalhadores e do povo pobre.

Recentemente o regime golpista no Brasil reabilitou Lula como presidenciável devolvendo a ele seus direitos políticos retirados por este mesmo judiciário de forma absolutamente arbitrária e golpista, questão que denunciamos desde o Esquerda Diário fortemente diante não somente do golpe institucional, mas também da ofensiva imperialista da Lava Jato. Entretanto, que seja esse mesmo regime o que “devolva” os direitos políticos de Lula é expressão de um rearranjo rumo a 2022 e não que o regime “deixou de ser golpista” ou que as massas em luta tenham conquistado esse direito.

Assim, é preciso ter claro o papel que Lula e o PT cumprem como contenção das mobilizações mirando 2022. Enquanto Lula negocia com diversas figuras como FHC, Sarney e Kassab, ignora as manifestações para preservar suas alianças com golpistas e burgueses, que também são responsáveis por todos os ataques que foram implementados desde o golpe, e que Lula já sinalizou que não serão revertidos por ele. O dia 29M pode seguir com uma agenda de mobilizações, unificando a luta de trabalhadores e estudantes com uma forte paralisação nacional. Para isso, precisamos confiar somente na nossa força, organizada a partir de cada local de trabalho e estudo, sem confiança no PT que se dispõe a perdoar os golpistas, contra Bolsonaro, Mourão e todo o regime do golpe para que sejam os capitalistas que paguem pela crise. Ao contrário disso, os atos são somente uma massa de manobra para as eleições do ano que vem.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias