DEMISSÕES NA LATAM

Diversas categorias prestam solidariedade à luta contra as demissões na LATAM

quarta-feira 7 de outubro| Edição do dia

Sabendo da paralisação dos trabalhadores da LATAM, diversas categorias de trabalhadores e jovens estudantes começaram a expressar sua solidariedade nas redes. Trabalhadores do metrô de São Paulo, carteiro do Rio Grande do Norte, trabalhadores do hospital da USP, terceirizados de distintas empresas, professores da rede estadual e municipal de várias cidades e outros. Essa unidade entre as categorias tem um valor fundamental em não permitir que a LATAM isole a luta e demita dezena de trabalhadores.

O drama que vive hoje os trabalhadores da LATAM é também o de milhões de trabalhadores no Brasil que sofrem com o desemprego, a falta de renda e condições de criar suas famílias, ter projetos de vida, estudo, lazer. O que ocorre na LATAM é a expressão da desigualdade no capitalismo, a empresa teve ajuda bilionárias de acionistas, governos e contou com aporte da recuperação judicial nos EUA, já os trabalhadores estão sofrendo com corte de salários, direitos e com as demissões. São milhares nas ruas, vivendo com salários que não dão para fechar o mês enquanto o preço dos alimentos e de vida só sobe, enquanto alguns poucos empresários e CEOs de empresa gozam do seu capital acumulado e de todo suporte do Estado.

Cada foto de um trabalhador se solidarizando e se colocando ao lado dos despachantes operacionais terrestres (DOTs) da LATAM, é uma força de unidade entre os trabalhadores, que não lutam só por sua categoria, mas por todos que vivem a mesma realidade de exploração e ataques. Em um momento em que o Brasil vive com um governo de direta, no qual Bolsonaro junto a Guedes, Mourão e o parlamento aprovaram medidas provisórias que garantiram todas as condições para as empresas explorarem e garantirem seus lucros em cima da retirada de direitos, uma luta como essa mostra que os trabalhadores tem força e que podem impedir esses ataques paralisando suas atividade e lutando. Deve ser um exemplo a todos trabalhadores do Brasil.

Muito dos insumos trazidos para combater o COVID no Brasil foi feito devido ao trabalhado de diversos DOTs que foram até a China. Essa demissão mostra como a ganância capitalista não se importa nem com o trabalhador, nem com o papel fundamental que cumprem na sociedade, a única coisa que pensam é no dinheiro no bolso desses poucos milionários, enquanto queimam nossas florestas, e massacram a vida da população.

O Esquerda Diário junto a trabalhadores e estudantes, e também a Bancada Revolucionária de Trabalhadores que disputa eleições municipais esse ano, esta colocando todas suas forças para se unificar e se solidarizar a essa luta, pois só com exemplo como esses podemos combater a tora irracionalidade, injustiça e exploração capitalista. Assim também chamamos todos a se solidarizarem.






















Tópicos relacionados

LATAM   /    Paulo Guedes   /    Governo Bolsonaro   /    Abaixo as demissões na Latam!

Comentários

Comentar