4 de junho de 2015 | No dia 27 de maio, a Companhia do Latão fez a primeira exibição pública do filme feito com base em sua peça Ópera dos Vivos, ao lançar o DVD e também um CD com as músicas da peça, na Maria Antonia. O (...)
Fernando Pardal
4 de junho de 2015 | Publicamos a carta aberta de Gilson Dantas, ex preso político durante a ditadura militar, um dos depoentes na Comissão da Verdade da UNB (Anísio Teixeira).
Gilson Dantas
2 de junho de 2015 | Em 1968, Augusto Boal, que se consagraria como um dos nomes mais importantes do teatro mundial, idealizou a Feira Paulista de Opinião. O evento foi colocado de pé pelo Teatro de Arena logo após a (...)
24 de maio de 2015 | Nesta terça-feira, 26/05, às 19:30 (sala 206 do prédio de Letras, na FFLCH), o Centro Ángel Rama da USP promoverá o debate Sequelas da ditadura: o desmonte da educação pública, sobre as consequências (...)
12 de maio de 2015 | Uma das imagens mais emblemáticas do golpe de Estado foi o voo dos Hawker Hunter, que bombardearam o palácio presidencial de La Moneda na manhã de 11 de setembro de 1973. Como diria Patricio Manns, (...)
Ana Lopez
28 de abril de 2015 | Cerca de 100 pessoas compareceram no dia 25/04, na atividade da Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça de Minas Gerais (FIMVJ/MG), em repúdio aos 51 anos da ditadura militar no (...)
Flavia Valle
22 de abril de 2015 | No próximo sábado, dia 25 de abril, a partir das 16 horas, acontecerá em Belo Horizonte uma atividade chamada pela Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça de Minas (...)
Esquerda Diário
22 de abril de 2015 | Inventário de Cicatrizes é um livro de poemas escritos por Alex Polari de Alverga; poeta nascido em João Pessoa, Paraíba. Aos 3 anos foi morar no Rio de Janeiro, onde sempre se envolveu nas lutas (...)
Gabriela Farrabrás
21 de abril de 2015 | No dia 01/04, completaram 51 anos do golpe de '64. Ainda hoje perdura o esquecimento do período que marcou uma política das classes dominantes nacionais, subordinadas ao imperialismo contra os (...)
11 de abril de 2015 | Recuperar a trajetória da luta pela emancipação sexual desde o Brasil, no seu embrionário processo de questionamento das normas de sexualidade e padrões de gêneros, combinado a aprofundar o que foi a (...)
Virgínia Guitzel
4 de abril de 2015 | Em 1981, quando estreou "O Homem que virou suco", o cinema brasileiro pôde participar e contribuir, mesmo com a hegemonia televisiva, com debates e discussões acerca da imigração em diversos (...)
Camila Farão
3 de abril de 2015 | A Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça/MG fez uma roda de conversas em repúdio ao golpe para organizar uma grande atividade para o dia 25 de abril: “Repúdio ao golpe de 64! 51 anos! (...)
1º de abril de 2015 | O Estado, com métodos repressivos de violência ainda mais cruéis as punia duplamente, por serem ativistas políticas e por serem mulheres
Rita Frau Cardia
1º de abril de 2015 | A produção de “Cabra marcado para morrer” expressava aquilo que de mais avançado pode ocorrer na fusão entre a arte e a luta de classes: quando os próprios oprimidos e explorados tomam a arte como forma (...)
1º de abril de 2015 | Nota pública de Gilson Dantas no 51º aniversário do golpe militar de 1964, sobre a impunidade dos agentes de Estado de ontem e hoje.A Comissão da Verdade de Dilma concluiu seus trabalhos em dezembro (...)
1º de abril de 2015 | A Stagium nunca tratou a dança apenas como algo belo a se exibir nos palcos de grandes teatros. A dança para Decio e Marika é um meio de diálogo, e a tecnica a se dançar não é um fim, mas um meio de (...)
1º de abril de 2015 | A Universidade Estadual de Campinas, nascida no bojo político do golpe, se revela como uma das herdeiras desse período repressivo, do teu estatuto até as honrarias a (...)
1º de abril de 2015 | O Esquerda Diário entrevistou neste dia 31, a Profa Maria Beatriz Abramides, presa pelos militares em 1968.
31 de março de 2015 | Em 28 de março de 1968 ocorre uma das primeiras ações repressivas da Ditadura: o assassinato do secundarista Edson Luís de Lima Souto.
Ariane Sedov
28 de março de 2015 | Um resgate da história de luta e resistência das mulheres na ditadura militar brasileira
Camila Galetti, correspondente de Brasília