DITADURA MILITAR

Ditadura cívico-militar ou ditadura militar? O caso da Volks

A ditadura militar contou com a plena cumplicidade da grande burguesia industrial e financeira ou foi apenas uma quartelada de generais? Veja de perto o exemplo abaixo.

Gilson Dantas

Brasília

domingo 11 de outubro| Edição do dia

Enfaticamente recomendo o vídeo que se encontra ao final deste artigo. Ele é imperdível como parte essencial da história recente do nosso país.

O curto documentário – muitíssimo bem elaborado - percorre a trajetória de um operário da Volks desde sua prisão nas dependências da empresa, nos anos de chumbo da ditadura militar de 64, e mostra qual foi o papel do grande empresariado industrial na montagem da máquina assassina e repressiva que desabou sobre a classe trabalhadora e a juventude naqueles anos em que os generais mandaram diretamente no Brasil e ordenaram mortes, estupros e mutilações, em nome da democracia e contra o comunismo.

Sigam a narrativa do vídeo, os vais e vens do ativista operário Lucio Belantani, da Volks, e – diante dos fatos ali relatados, indiscutíveis e incontornáveis – pense alto: a quem interessava o regime de masmorra e tortura construído pelas Forças Armadas “em nome da democracia”? Qual o papel dos grandes capitalistas estrangeiros e seus congêneres locais na produção daquele horror político e policial?

E concluam: porque o general Mourão e seus colegas do regime Bolsonaro são continuidade disso e são parte do problema e jamais solução para os problemas nacionais? Porque os livros de histórica ocultam a sete chaves histórias como a que você pode assistir nesse vídeo do qual - acredito - você jamais esquecerá?

Sem mais spoiler: assista um documentário de poucas dezenas de minutos e entenda porque vídeos como este deveriam ser exibidos em todas as escolas do Brasil, nos bairros, sindicatos e organizações populares. E porque existe toda uma história do Brasil a ser reescrita.

Cúmplices? A Volkswagen e a ditadura militar no Brasil:




Tópicos relacionados

Tortura na Ditadura Militar   /    História do Brasil   /    Ditadura militar

Comentários

Comentar