×

Disputas pós-brexit | Disputa reacionária entre Londres e Paris

Na véspera da cúpula do G-20, Paris ameaçou Londres com "retaliação" se o governo britânico não emitisse as licenças para os pescadores franceses que essa vinha reivindicando há nove meses.

Juan ChingoParis | @JuanChingoFT

sábado 30 de outubro de 2021 | Edição do dia

Às vésperas da cúpula do G-20 em Roma, da qual participarão os líderes dos dois países Emmanuel Macron e Boris Johnson, Paris ameaçou Londres com "retaliação" se o governo britânico não emitir as licenças para os pescadores franceses de uma vez por todas todos que os Gauleses que reivindicam há nove meses. As possíveis represálias que aplicariam a partir da próxima terça-feira incluem uma série de medidas: proibir o desembarque de produtos pesqueiros britânicos em todos os portos franceses, reforçar os controles alfandegários e sanitários, além de realizar verificações "sistemáticas" de segurança nas embarcações britânicas, junto com um "reforço" dos controles dos caminhões que se dirigem ou procedem do Reino Unido, especialmente no porto de Calais.

Medidas essas que podem afetar o já afetado abastecimento britânico, com graves problemas desde a entrada em vigor do Brexit. Uma segunda rodada de retaliação pode ir ainda mais longe: de fato, a França "não exclui a revisão do fornecimento de energia" das ilhas anglo-normandas, alertou o governo em um comunicado. Numa amostra do nível de tensões, as autoridades francesas confirmaram esta quinta-feira que detiveram um barco britânico que pescava ao largo de Le Havre, ou seja, em águas territoriais francesas, sem licença desde o dia anterior.

Além do que dizem os dois governos, a chave da disputa não tem a ver com a pesca. A realidade é que a França está usando o isolamento físico do Reino Unido e o controle de alguns dos fluxos de mercadorias e energia para o arquipélago para tentar subjugar Londres. Como as palavras eloquentes do Secretário de Estado para os Assuntos Europeus, Clément Beaune, indicam ao CNews: "Agora devemos falar a linguagem da força porque temo que, infelizmente, este Governo britânico não compreenda mais nada." Por seu turno, o governo britânico face à crise e às dificuldades do Brexit, usa a dura atuação dos franceses como bode expiatório para fechar a sua frente interna. Como parte dessa encenação, ele convocou esta sexta-feira a embaixadora francesa em Londres, Catherine Colonna, para "explicar as decepcionantes e desproporcionais ameaças contra o Reino Unido e as Ilhas do Canal".

As razões subjacentes à crise são geopolíticas e têm a ver com os danos colaterais gerados pelo Brexit nos dois lados do Canal da Mancha. A França acusa os britânicos de enfraquecer seu principal instrumento de influência no continente, a União Européia, e de sabotar sua projeção no Indo-Pacífico por meio do Aukus, acordo entre Estados Unidos, Inglaterra e Austrália pelo qual Paris perdeu um suculento contrato para a venda de submarinos a este último país.

Os britânicos acusam os franceses de sabotar o Brexit, em particular na Irlanda do Norte (abrindo brechas que poderiam levar ao reinício do conflito armado nesta região inflamável e potencialmente à divisão do Reino Unido) e de querer dividir a OTAN criando um exército feudo na Europa, para além do pequeno eco redescoberto por Paris e das suas insuficientes capacidades para avançar numa autonomia estratégica da UE.

O tom belicoso dos ministros franceses mostra a importância do que está em jogo, eles se valem de pescadores demagogicamente na defesa de seus interesses chauvinistas. Assim, o ministro francês dos Assuntos Marítimos, Annick Girardin assegurou na estação RTL que: “Não é guerra, mas sim combate. Os pescadores franceses têm direitos. Existe um acordo assinado e devemos implementá-lo. Temos direitos de pesca, temos que defendê-los e vamos defendê-los ”. O que está claro é que esta não é a nossa luta e nós, trabalhadores do Reino Unido e da França, devemos unir forças contra nosso próprio imperialismo decadente e suas medidas reacionárias.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias