×

Diana Assunção: "Lava Jato mira em Lula, mas seu objetivo é facilitar ataques aos trabalhadores"

quarta-feira 14 de setembro de 2016 | Edição do dia

Enquanto mais de 60% do Congresso, incluindo senadores e deputados, estão envolvidos em crimes comprovados, respondem a ações penais ou mesmo já foram condenados em primeira instância, o Ministério Público, na figura do procurador-chefe da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, "revelou" que o PT é a origem da corrupção no país. Sem provas, "denunciou" que Lula seria "o maestro de uma organização criminosa" responsável pelo esquema de corrupção da Petrobrás". Isso vem dias após a consolidação do golpe institucional no Senado com a remoção definitiva de Dilma Rousseff da presidência e a posse de Temer.

A hipocrisia do judiciário golpista está às claras: é certo que o PT assimilou toda a corrupção própria dos capitalistas e dos partidos tradicionais da direita; entretanto, não fez mais que absorver o modus operandi de toda a direita mais corrupta que povoa as instituições dessa democracia dos ricos.

Era de se esperar a postura ofensiva de juízes elitistas, cheios de privilégios e com mil relações com o capital estrangeiro, para aproveitar até o final o golpe institucional. Anunciam reformas da previdência e trabalhista, discutem no senado a restrição e a censura ainda maior do sistema político contra a esquerda, esperaram cassar o Cunha para dar uma cara “limpa” para seus ataques, e agora querem criar melhores condições para fazer todos esses ataques, debilitando Lula e o PT. Enquanto isso, instalam no país o autoritarismo judiciário como forma de ser do regime político burguês. Com os métodos antidemocráticos das delações premiadas, da condução coercitiva, das interceptações e grampos, buscam fortalecer o poder repressivo do Estado para tornar mais vulneráveis os direitos de organização e luta da classe trabalhadora.

Atacam Lula e o PT não porque o PT discorde em ser um gestor do capitalismo brasileiro, ou não tenha aplicado pesados ajustes, terceirização, alianças com a direita e um longo repertório de agravos aos direitos dos trabalhadores, das mulheres e da juventude. Mas sim porque os que querem avançar são a direita mais nefasta do país que “não se contenta com pouco”, querem levar a retirada de direitos, as privatizações, os ajustes no limite de seu conservadorismo, num ritmo muito maior do que conseguia aplicar o PT.

Nós lutamos contra o golpe institucional de maneira independente do PT a poucas semanas e, mesmo sendo muito críticos a Lula e os métodos do PT, não podemos deixar de denunciar que a Lava Jato e essa operação é um grande teatro que finge lutar contra a corrupção enquanto deixa intactos as centenas de golpistas e de empresários e banqueiros corruptos que vivem tranquilos assistindo a peça do avanço da direita no Brasil. Facilitando a entrada do capital estrangeiro no país e a entrega dos recursos estratégicos brasileiros ao imperialismo, como o petróleo, a Lava Jato busca apenas substituir um esquema de corrupção com a cara petista por um esquema de corrupção com o rosto da direita.

Mas se querem avançar contra os trabalhadores e seus direitos com as reformas, devem saber que vamos mobilizar tudo o que pudermos, nas fábricas, nos locais de trabalho, nas universidades na resistência aos ajustes desse governo ilegítimo. Por isso exigimos das centrais sindicais ligadas ao PT, a CUT e a CTB, que até agora foram cúmplices do golpe institucional com a estratégia lulista de "oposição responsável e pacífica", que ponham fim à sua passividade e organizem as bases dos trabalhadores para lutar seriamente contra os ajustes de Temer e o avanço da direita, convocando uma greve geral já que paralise os principais centros econômicos do país. Por isso nós do MRT lutaremos. Não passarão.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias