×

Dezenas de milhares de trabalhadores participam da greve nacional pelas vidas negras

Dezenas de milhares de trabalhadores participaram da Greve pelas Vidas Negras em 20 de julho. A ação nacional marcou um avanço na participação do movimento trabalhista no levante nacional contra a crise corrente e o racismo sistêmico, mas também mostrou as limitações evidentes da colaboração das lideranças sindicais com os políticos e a relutância das lideranças sindicais de aproveitar o verdadeiro poder da classe trabalhadora.

segunda-feira 27 de julho de 2020 | Edição do dia

Na segunda-feira, 20 de julho, dezenas de milhares de trabalhadores em 200 cidades nos Estados Unidos participaram de paralisações e manifestações de trabalho como parte da “Greve pelas Vidas Negras”. As mobilizações foram organizadas por 60 sindicatos e organizações diferentes, incluindo o Sindicato Internacional dos Empregados em Serviços (SEIU), a Federação Americana de Professores, o Movimento pelas Vidas Negras e a Coalizão Juvenil pela Greve Climática nos EUA. As ações variaram de breves interrupções de trabalho a greves e protestos ao longo do dia. Trabalhadores de vários setores, de zeladores e enfermeiros a trabalhadores rurais e de serviços de alimentação, participaram do chamado à ação, destacando as más condições de trabalho e as desigualdades históricas enfrentadas pelos trabalhadores negros, principalmente aqueles que foram forçados a trabalhar com salários baixos, empregos precários antes e durante toda a pandemia e aqueles que estão enfrentando a reabertura da economia sem as devidas proteções e compensações.

Tendo em conta a revolta por todo o país contra o racismo e o terror policial, as ações dos trabalhadores de base dos sindicatos foram uma demonstração empolgante de solidariedade e da necessidade vital do movimento trabalhista de se conectar com este movimento na ruas que está em declínio e que é cada vez mais reprimido; foi um avanço marcante na participação do movimento trabalhista, que até agora tinha limitado sua participação a declarações de solidariedade. No entanto, liderado e organizado por lideranças sindicais e organizações sem fins lucrativos, que tirante olobby por algumas mudanças legislativas e busca de atenção adicional da mídia, tem pouca intenção de desafiar essas injustiças; esse dia de ação foi apenas um sussurro de todo o poder que a classe trabalhadora tem para mobilizar em defesa da vida negra, contra o racismo e a exploração capitalista.

Na Califórnia, os sindicatos organizaram grandes protestos em Los Angeles, São Francisco e Oakland. Uma carreata com centenas de carros percorreu as ruas ao sul de Los Angeles, com cartazes em inglês e espanhol com slogans como "Black Lives Matter" e até "Abolição da Polícia USC". A carreata parou na frente de um restaurante McDonald’s e bloqueou o tráfego por 8 minutos e 46 segundos, o tempo em que o policial assassino Derek Chauvin ficou de joelhos no pescoço de George Floyd quando o assassinou.

Muitas das ações em todo o país, incluindo a de Los Angeles e as de Chicago e outras grandes cidades, tiveram como alvo o gigante do fast food McDonald’s, que tem uma longa história de discriminação racial e foi acusado recentemente de se recusar a fornecer equipamentos de proteção adequados aos seus funcionários durante a pandemia. Como Angely Rodriguez Lambert, funcionário do McDonald’s em Oakland, disse à Rádio Pública Nacional (NPR): “Estamos entrando em greve porque o McDonald’s e outras empresas de fast-food não conseguiram nos proteger de uma pandemia que devastou comunidades negras e pardas em todo o país ... continuaremos nos unindo e denunciando até que o McDonald’s e outras empresas respondam com ações que demostrem que realmente valorizam nossas vidas. ”

Trabalhadores de fast food, trabalhadores de saneamento e trabalhadores de asilos em Detroit também deixaram o emprego para exigir aumento salarial e melhores condições de trabalho. As paralisações de trabalho foram organizadas principalmente em torno da campanha do SEIU por um salário mínimo de US$ 15 a hora, uma demanda que ganhou importância renovada no contexto da pandemia e da crise econômica. Forçados a se arriscarem em prol do lucro dos capitalistas, os trabalhadores essenciais estão exigindo proteções adequadas e aumento de remuneração, bem como o direito de se organizar em sindicatos por seus direitos.

Mas o dia de ação em todo o país se estendeu além das grandes cidades para áreas rurais onde milhares de trabalhadores, muitos deles pessoas de cor e imigrantes sem documentos, trabalham como trabalhadores rurais com salários baixos e precários. Os trabalhadores da vinha no vale Yakima, no estado de Washington, pararam de trabalhar por 9 minutos em solidariedade ao movimento Black Lives Matter e em reconhecimento à exploração comum que todos trabalhadores enfrentam no capitalismo. Os trabalhadores que participavam da paralisação exibiam cartazes como “Campesinos en apoyo de Black Lives Matter!” (“Agricultores em apoio ao Black Lives Matter!”) E “Nadie es libre hasta que todos somos libres!” (Nenhum de nós é livre até que todos sejam livres!”). Em um comunicado anunciando a paralisação do trabalho e a aprovação da Greve pelas Vidas Negras, o Sindicato dos Trabalhadores Agrícolas Unidos se valeu dos legados de Cesar Chavez e Martin Luther King Jr., estendendo a solidariedade aos protestos nas ruas contra a brutalidade policial: “Esse movimento se estende das ruas de nossas cidades aos campos que alimentam este país. "

Ver essa foto no Instagram

Vineyard workers in the rural Yakima Valley stopped work this morning for 8 minutes and 46 seconds. This movement reaches from the streets of our cities to the fields and orchards that feed this country. Los trabajadores de viñedos en el valle rural de Yakima dejaron de trabajar temprano esta mañana durante 8 minutos y 46 segundos, el tiempo en que George Floyd yacía muriendo bajo la rodilla de un oficial de policía. #StrikeForBlackLives #j20 As Dr. Martin Luther King, Jr wrote to Cesar Chavez during the brutal Delano grape strike: "Our separate struggles are really one- a struggle for freedom, for dignity, and for humanity.“ Como Dr. Martin Luther King, Jr le escribió a César Chávez durante la brutal huelga de uvas Delano: "Nuestras luchas separadas son realmente una: una lucha por la libertad, la dignidad y la humanidad".

Uma publicação compartilhada por United Farm Workers (@ufwupdates) em

Em Nova York, apesar do calor intenso, vários sindicatos organizaram ações em toda a cidade, atraindo enfermeiras, porteiros, motoristas, motoristas de aplicativo e trabalhadores da construção civil para as ruas. Uma manifestação se reuniu em frente à Trump Tower, onde os manifestantes se uniram ao senador democrata Chuck Schumer, que aproveitou essa oportunidade amplamente divulgada para fazer lobby pela aprovação da HEROES Act no congresso, um pacote de estímulo de US $ 3 trilhões que fornece amplas proteções para as mesmas grandes empresas que os participantes da Greve por Vidas Negras denunciaram, mas que pouco fazem para proteger a vida dos trabalhadores que sofrem os efeitos da pandemia e da crise econômica.

Aqui reside a contradição da Greve pelas Vidas Negras. A marcha atraiu diversos setores da classe trabalhadora para as ruas e vinculou explicitamente o terror de estado enfrentado pelos negros à exploração e precarização dos trabalhadores negros e pardos nos locais de trabalho. No entanto, por ter sido organizada por lideranças sindicais e organizações de justiça social ligadas ao Partido Democrata, não dispostas a contestar significativamente um sistema que gera a opressão dos trabalhadores, a ação nacional objetivou alcançar apenas um pouco de visibilidade para várias propostas legislativas destinadas a “reimaginar nossa economia e democracia” e pressionar publicamente as grandes empresas para que façam pequenas mudanças nas políticas e condições de trabalho.

Simplificando, a classe trabalhadora não pode se aliar a seus inimigos se esperamos alcançar nossas demandas. Qualquer tentativa de justiça para as Vidas Negras não pode passar pelo Partido Democrata, que ao mesmo tempo em que diz “Black Lives Matter”, aprovam legislação de austeridade e resgates corporativos que desproporcionalmente prejudicam os trabalhadores negros e pardos.

O Partido Democrata não é amigo dos trabalhadores ou do movimento Black Lives Matter, mas tampouco o são as lideranças sindicais que se recusam a organizar greves pra valer em torno de demandas que poderiam realmente alcançar melhores condições e mais empregos para a classe trabalhadora, como expulsar policiais dos sindicatos ou exigir o fim das demissões diante desta crise econômica que cada vez mais se aprofunda. E se os sindicatos quisessem mostrar sua solidariedade com o movimento Black Lives Matter, além de paradas simbólicas de trabalho, usariam sua capacidade de fazer greves para protestar contra os incríveis atos de repressão infligidos nos manifestantes em Portland e outras cidades nas mãos de Donald Trump e prefeitos e governadores democratas.

Na Greve pelas Vidas Negras, podemos ver o potencial de um movimento real de trabalhadores para combater o racismo, o terrorismo de Estado e a opressão econômica. Nas dezenas de milhares de trabalhadores que participaram, não apenas nas ações de segunda-feira, mas na onda de protestos nos últimos dois meses, podemos ver a vontade da classe trabalhadora de lutar contra os opressores que os matariam por comprar mantimentos e que os enviam para morrer no meio de uma pandemia para obter os seus lucros. Mas, para utilizar esse poço profundo de raiva e poder, os trabalhadores devem resistir às tentativas pacificadoras de suas lideranças sindicais e organizar greves de verdade, duradouras em torno de demandas radicais envolvendo setores amplos de trabalhadores organizados e não organizados. Com esse tipo de ação, a classe trabalhadora poderia fazer muito mais em defesa da vida negra do que em gestos simbólicos. Como médico e membro da SEIU, Mike Pappas escreveu recentemente:

Se nos empenharmos na organização em nossos locais de trabalho e comunidades, poderíamos parar o sistema, colocar milhões nas ruas em protesto e, o mais importante, mostrar o poder dos trabalhadores contra o racismo. E essa organização vai demorar mais do que marcar uma data e ligar para a imprensa. Em geral, exigirá o trabalho lento dos comitês de construção, convocando assembleias nos locais de trabalho, coordenando os diversos setores e inúmeras outras maneiras de criar as estruturas necessárias para uma greve. E, embora seja um trabalho árduo, o apoio a essa ação pode ser enorme.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias