×

Devido às sanções de Trump, produtora Rosneft encerrará operações petroleiras na Venezuela

Em meio à pandemia, os Estados Unidos não cessam com sua política criminal contra a Venezuela, apressando todo tipo de sanções no setor de petróleo, aumentando assim o cerco para estrangular ainda mais a economia já em colapso do país. Embora a retirada de Rosneft e a transmissão de seus interesses ao governo russo faça parte de sua política de salvaguarda de seus negócios, este é o produto da pressão imperialista para assediar o país e causar o maior dano possível.

terça-feira 31 de março de 2020 | Edição do dia

Devido às pressões econômicas dos Estados Unidos, a maior produtora de petróleo da Rússia, Rosneft, disse no sábado que encerrou suas operações na Venezuela e vendeu os ativos vinculados a suas operações no país a uma empresa não identificada de propriedade do governo russo. A entrega anunciada é o resultado da recente sanção de duas subsidiárias da Rosneft com o objetivo de cortar uma linha que a Rússia estendeu a Maduro após o governo dos EUA proibir os norte americanos e seus associados de comprar petróleo da Venezuela.

A Rosneft é uma das empresas mais ativas do país, onde aumentou suas atividades e se tornou o grande intermediário do petróleo venezuelano antes das sanções impostas por Washington à PDVSA. Os ativos vendidos incluem os das empresas conjutas de Petromonagas (40%), Petromiranda (32%), Petroperijá (40%), Boquerón (26,67%) e Petrovictoria (40%), bem como em empresas de serviços petrolíferos e operações de comerciais.

A medida chega em um momento crítico onde se busca estrangular mais a economia venezuelana quando mais recursos são necessários para enfrentar a pandemia de coronavírus. Tudo isso e levando em conta que a disseminação do coronavírus ameaça sobrecarregar o sistema de saúde já catastrófico, privando a economia paralisada das receitas do petróleo que dependem quase exclusivamente de divisas estrangeiras.

Sendo que, no meio de toda essa crise global devido à pandemia, os preços do petróleo caíram, atingindo um mínimo de 16 dólares por barril. Se o país já possui produção abaixo da média e com preços por piso que diminuem ainda mais a renda do petróleo, as sanções imperialistas não podem ter outro objetivo senão tornar a situação mais catastrófica, acentuando o sofrimento do povo.

Diante de tudo isso, a oposição de direita liderada por Guaidó e aliados não faz nada além de celebrar essas medidas, enquanto enche a boca falando de "ajuda humanitária" e "governo de emergência" diante da pandemia, mostrando que pouco se importam com as condições e a saúde das pessoas. Mesmo nas maiores calamidades, eles procuram tirar proveito de seus interesses, que estão longe das necessidades mais gritantes da maioria da população.

Em meio à pandemia, que, segundo dados oficiais, fez três vítimas e infectou 129 outras na Venezuela até o momento da redação deste artigo - números por si só duvidosos - e que ameaça uma implosão maior, os Estados Unidos estão aumentando a agressiva pressão sobre o país. Já vimos, como na quinta-feira passada, como uma das maiores arrogâncias, ele chegou a colocar os preços sobre os chefes do mais alto escalão do governo, incluindo o próprio Maduro, por suposto "narcoterrorismo de conspiração que transformou o Estado venezuelano em uma plataforma para violentos cartéis de drogas", no melhor estilo do Velho Oeste.

Como escrevemos em um artigo recente: “Oferecer milhões de dólares por ’informações relacionadas’ a figuras absolutamente públicas, como as do governo venezuelano, ou perfeitamente localizadas, como Clíver Alcalá, está totalmente alinhado com a arrogância ianque, em clara conformidade com a política de intervencionismo imperialista. Os Estados Unidos se dão o ’direito’ de oferecer uma recompensa por informações sobre o presidente e outros altos funcionários de outro Estado soberano. Essa é a arrogância da ’justiça’ extraterritorial imperial".

A escalada intensificou-se novamente na segunda semana de março para impor suas sanções, e com a pandemia já batendo nas portas do país. Assim, em 12 de março, os Estados Unidos aplicaram sanções contra a TNK Trading International S.A. (TTI), uma subsidiária da empresa Rosneft, para fechar as possibilidades de a Venezuela poder negociar seu petróleo. A decisão foi divulgada menos de um mês depois que a Casa Branca também sancionou a Rosneft Trading, uma subsidiária da Rosneft, e decidiu sobre o congelamento de ativos e a proibição de operações financeiras com o presidente da Rosneft Trading, Didier Casimiro.

Naquela época, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro argumentou que impunha sanções à TTI que, segundo a declaração do Tesouro, estava assumindo os embarques de petróleo venezuelanos atribuídos à Rosneft Trading para evitar as sanções. “Como resultado da ação de hoje, todas as propriedades e interesses da TTI nos Estados Unidos ou na posse ou controle de pessoas dos EUA e de qualquer entidade pertencente, direta ou indiretamente, a 50% ou mais de indivíduos e entidades designados são bloqueados e devem ser reportados ao OFAC ”, afirmou o Departamento do Tesouro.

É altamente provável que uma das decisões de Rosneft de se retirar formalmente da Venezuela (quando ele passa suas ações para uma empresa do governo russo, com quem ele tem vínculos comerciais e diretos políticos), seria para poder manter seus interesses nos Estados Unidos. Lembremos que a Rosneft detém nada menos que 51% das ações da Citgo como garantia para empréstimos solicitados por Maduro, comprometendo a empresa. Para a empresa russa, e com um futuro incerto para o Citgo que está atualmente sob controle do Tesouro, como em qualquer economia capitalista, negócios são negócios.

É que a mudança de propriedade dos interesses da Rosneft também é, em última análise, uma salvaguarda para seus negócios no país, pois isso significaria que quaisquer sanções futuras dos EUA às operações de petróleo controladas pela Rússia na Venezuela apontariam diretamente o governo russo de Vladimir Putin. "Não te preocupem! Se trata da transferência dos ativos da Rosneft na Venezuela para o governo russo. Continuaremos juntos no futuro", escreveu o embaixador russo na Venezuela, Sergei Melik-Bagdasarov, dirigindo-se a Maduro. O estado russo, através da empresa estatal Rosneftegaz, detém pouco mais de 50% do capital da Rosneft. Os acionistas internacionais incluem a BP (BP.L), que possui 19,75%, e o Qatar, através da QH Oil Investments LLC, que possui outros 18,93%.

Ao se retirar da Venezuela e transferir seus ativos para uma entidade de propriedade de Moscou, Rosneft, liderado por Igor Sechin, um aliado próximo do presidente Vladimir Putin, transfere para Putin os riscos relacionados a suas operações venezuelanas e pode continuar seus interesses sem problemas. outros países e especialmente nos Estados Unidos. O porta-voz da Rosneft, Mikhail Leontiyev, afirmou que a decisão de encerrar as operações na Venezuela se destinava a proteger os acionistas da empresa. Ainda veremos as ações de Washington nesse novo esquema, ainda hoje atormentado pela pandemia com níveis que já ultrapassam os da China, e se iniciará uma ação mais internacional quando a casa for incendiada.

Um poder imperialista que busca aumentar o cerco à Venezuela

A Rosneft é um grande conglomerado internacional de petróleo com interesses como qualquer empresa transnacional e por trás disso, com objetivos geopolíticos por ter o governo russo para trás. Sua presença na Venezuela faz um jogo duplo, tanto para manter a presença russa a milhares de quilômetros de Moscou quanto para alguns de Washington e usar o país como parte de seu jogo geopolítico, bem como aproveitar a oportunidade da situação catastrófica do país e boa parte da produção de petróleo, uma vez que a Venezuela possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo.

A enfraquecida burocracia chavista, buscando a sobrevivência, apreende Moscou contra a política dos Estados Unidos, colocando o país à mercê dos jogos ou disputas geopolíticas de Putin, que não terão problemas quando for conveniente usar a Venezuela como moeda.

Mas o governo venezuelano tem o direito de estabelecer acordos econômicos com qualquer empresa que julgar necessária e não ser imposto por uma potência imperialista com a qual deve ou não estabelecer relações comerciais. Uma questão elementar de soberania. Somente os trabalhadores têm o direito de decidir se tais acordos prejudicam o país ou prejudicam a soberania nacional com base em seus interesses e necessidades fundamentais, o que realmente são. Nestas páginas, mais do que denunciamos toda a reviravolta do governo em que estão sendo feitos progressos para colocar a nação venezuelana em uma relação maior de dependência e vulnerabilidade com o mundo econômico e financeiro mundial, como pode ser lido aqui e no trabalho sobre Petróleo, geopolítica e pilhagem em curso na Venezuela.

Como vemos, com a catástrofe já prevalecendo, como se isso não bastasse, o imperialismo ianque intensifica suas ações para que as sanções sejam finalmente impostas. Lembremos de que chegou ao extremo de confiscar ativos importantes no país, como o caso do CITGO, além de contas líquidas ou cobranças compulsórias de dívida com apropriação de ouro - de propriedade da Venezuela - e também executada por potências como Inglaterra e Alemanha.

Foi um claro exercício de arrogância e agressão imperialista para alcançar seus próprios fins políticos. A política externa dos EUA que ele gosta de chamar de uma política de "pressão máxima" projetada para infligir os mais altos níveis de dano, fome, pobreza e escassez em nome de "democracia" e "liberdade". Como eles continuam no meio da pandemia de coronavírus, eles são realmente mais do que criminosos.

Se essas sanções foram repugnantes antes desta emergência, hoje são extremamente extremas, porque, no meio do atual surto e da crise humanitária de magnitude que está gerando, torna-se urgente lutar por seu fim. Devemos exigir mais do que nunca a cessação dessas medidas imperialistas, barrar as sanções e repudiar a oposição de direita que aplaude a agressão imperialista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias