×

Goiás | Devastação ambiental: alvo do agronegócio, Chapada dos Veadeiros sofre com incêndio há 3 dias

segunda-feira 13 de setembro | Edição do dia

Há três dias consecutivos, um incêndio vem destruindo áreas do Parque Nacional das Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás. O fogo começou na região do Vale da Lua, um dos pontos mais visitados da região, onde um grupo de visitantes chegou a ficar isolados por um tempo o consumo das chamas. uma equipe de 60 pessoas segue até agora combatendo o fogo que segue se alastrando.

Na manhã desta segunda-feira (13), foi feito um sobrevoo para ter dimensão da área atingida e onde estão os principais focos. As equipes ainda vão se reunir para definir novas estratégias de combate. Eles ainda não têm uma estimativa da área total consumida pelo fogo.

Os focos de incêndio que começaram no Vale da Lua se espalharam rapidamente, atingindo a Serra do Segredo, a cerca de 20 km de distância.

A Polícia Civil disse que será instaurado uma investigação preliminar sobre esse incêndio. As causas oficiais ainda são desconhecidas.

A Chapada dos Veadeiros vem sendo pauta no Congresso Nacional devido a PL do deputado federal do PSL, Delegado Waldir, que quer reduzir em 73% a área do Parque. Uma medida para beneficiar os empresários do agronegócio que já expandiu em 300% sua presença na região. Ainda não se tem como afirmar se o incêndio foi criminoso, mas desde 2019, episódios como o dia do fogo vem devastando a Amazônia, o Pantanal e entre outros biomas brasileiros em prol do interesse do agronegócio, umas das bases sociais do governo Bolsonaro.

#SalveaChapada | Tirem as mãos da Chapada dos Veadeiros, enfrentar o agronegócio em defesa do meio ambiente




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias