×

CORONAVÍRUS | Denúncias de trabalhadores da Saúde no RJ mostram que faltam materiais básicos de trabalho

Em Duque de Caxias (RJ), Hospital Municipal não garante matérias básicos de trabalho em meio à pandemia, conforme relato de Trabalhadores da Saúde

sexta-feira 20 de março de 2020 | Edição do dia

Recebemos pelo Esquerda Diário relatos de falta de equipamentos de proteção individual, falta de informações para os próprios profissionais e os funcionários, que são os mais expostos a contaminação pelo Corona Vírus no seu dia a dia e têm potencial de serem vetores da doença, colocando em risco a vida de seus próprios familiares, numa situação de trabalho absurda. É preciso que haja condições de proteção, trabalho e testes gratuitos a todos os profissionais e para toda a população. Envie sua denúncia, garantimos anonimato.

Se, por um lado, a coragem dos trabalhadores da saúde que são linha de frente é imensa para enfrentar essa crise social que atravessamos, do lado inverso, a condição de trabalho as quais são relegados, pelos governos, é menos que mínima. Segundo o relato de trabalhador da saúde que recebemos, via Esquerda Diário, matérias como máscaras cirúrgicas e N95, álcool gel e até mesmo água e sabão (!) estão em falta.

O desmonte do SUS por governos e prefeituras cobra sua conta mais alta aos trabalhadores nos momentos de crise, como a que passamos, e mostram que não estão nem um pouco preocupados com a vida desses trabalhadores que se expõem diariamente à contaminação e de suas famílias e que trabalham com tanto afinco e determinação sem materiais e instruções adequadas para conter a disseminação do vírus. Infelizmente, nada de novo, tendo em vista que o governador desse estado, Witzel, negou inclusive água para os mais pobres em meio à crise da pandemia.

Exigimos imediatas condições de proteção e trabalho a todos os profissionais, liberação dos grupos de riscos do hospital, testes a todos profissionais (servidores, terceirizados e residentes) e contratação de profissionais para que se possa atender a população. Não podemos aceitar a demagogia dos governos, empresas e reitorias que indicam quarentena aos serviços não essenciais e mantém sobre nenhuma proteção os trabalhadores essenciais como os da saúde!

Junto com essas condições básicas, é preciso exigir a expansão do sistema público de saúde através da estatização dos hospitais e laboratórios privados, um SUS 100% estatal e sobre controle dos trabalhadores e da população, assim ampliando os leitos com a incorporação dos leitos da rede privada sem custo.

Apenas dessa forma, mudando todo o sentido da economia com os trabalhadores à frente da produção e se auto-organizando para garantir serviços essenciais, com todas as medidas de prevenção necessárias, será possível dar uma saída para a crise para salvar vidas.

Nossa saúde vale mais que o lucro deles!

* * * * * * * * *
CORONAVÍRUS: ENVIE SUA DENÚNCIA
Contato / WhatsApp / Signal / Telegram: +55 11 97750-9596
E-mail: [email protected]

Contribua com o Esquerda Diário!

Siga o Esquerda Diário nas redes sociais!
Youtube: Esquerda Diário
Instagram: @EsquerdaDiarioOficial
Twitter: @EsquerdaDiario
Facebook: Esquerda Diário




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias