×

MARXISMO CAMPUS VIRTUAL | Curso “Marx e o Estado” no Campus Virtual de Esquerda Diário

O curso Marx e o Estado será ministrado por Gonzalo Rojas e André Barbieri e abordará conceitos chave sobre o pensamento de Marx sobre o tema e a necessidade da ação política independente da classe trabalhadora.

domingo 11 de julho | Edição do dia

O objetivo deste curso, que consta de três aulas, as quarta-feira 14, 21 e 28 de julho às 18h30, é apresentar as considerações de Karl Marx sobre o Estado em diferentes momentos num conjunto de suas obras.

Desde suas primeiras aproximações quando realiza a crítica ao idealismo alemão, a George Hegel, na Crítica da Filosofia do Direito, entendendo o Estado como a esfera da alienação e não como a da liberdade como Hegel, assim como a diferenciação entre Estado Moderno e Estado Cristão na sua polemica com Bruno Bauer, diferenciando os limites da emancipação política e defendendo a emancipação humana no livro A questão judaica. Pela sua vez a crítica também de Marx ao materialismo vulgar expresso por Feuerbach, apresentando o materialismo histórico-dialético como uma filosofia da práxis na Tese XI sobre Feuerbach que pretende compreender o mundo para sua transformação revolucionária, longe de um materialismo que implica uma adaptação empirista a realidade. Estes temas serão abordados na primeira aula por Gonzalo Adrian Rojas, professor de Ciência Política na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que faz parte de Ideias de Esquerda e militante do Movimento Revolucionário dos Trabalhadores (MRT), na quarta-feira 14 de julho.

Na segunda aula, quarta-feira 21 de julho, se focará no conceito de Marx sobre o Estado no Manifesto do Partido Comunista escrito com Friedrich Engels em 1947 para as revoluções de 1848 a pedido da Liga dos Comunista e nos apresenta o caráter histórico do Estado e sua relação com as classes sociais e sua existência quando os interesses destas se voltam antagônicos. Pela sua vez, no 18 Brumário de Luís Bonaparte apresenta a relação das classes e as frações de classes com o Estado e a representação dos interesses políticos num momento de profunda crise política, focando na parte VI do livro. Esta aula será ministrada por André Barbieri, responsável pela seção internacional da rede Esquerda Diário e dirigente do MRT.

Enfim a terceira aula, quarta-feira 21 de julho, focara no ‘Estado’ entendido como organização política tanto no momento da transição ao socialismo e sua extinção no comunismo, mas apresentando quais condições sociais a permitem tanto nas reflexões sobre a Comuna de Paris de 1871 e na Crítica do Programa de Gotha. Incorporando o papel dos trabalhadores e seus mecanismos de auto-organização nesse período.

Convidamos todos a realizar a inscrição neste curso no Campus Virtual do Esquerda Diário, visitar os anteriores assim como fazer parte do lançamento de Esquerda Diário Multimidia na quinta-feira 15 de julho.

Num momento de crise política permanente no Brasil de extrema direita de Bolsonaro, num contexto de volta da luta de classes no centro da cena política na América Latina, este debate teórico político tem como objetivo incorporar mais elementos a nosso arsenal para uma melhor intervenção na luta de classes, contra Bolsonaro, Mourão e os militares.


Temas

Marxismo    Teoria



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias