📰🗞️ Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
Redação
Conversamos com Frank García Hernández, sociólogo, historiador marxista e especialista no trotskismo cubano, militante da esquerda crítica e membro do comitê editorial da revista digital ‘Comunistas’. Frank García foi detido em La Habana durante as mobilizações do 11 de julho passado, acusado de (...)
Durante semanas, a plataforma do Arquipélago apelou a esta mobilização para este 15 de novembro, o que gerou ampla cobertura midiática, bem como o apoio da oposição de direita. No entanto o governo Díaz-Canel, com uma política de repressão e intimidação, depois de declarar sua ilegalidade, atingiu seu (...)
Milton D’LeónPablo Oprinari
Esta nota foi originalmente publicada no La Izquierda Diário argentino.
Facundo Aguirre
Acompanhe todo domingo o semanário teórico-político Ideias de Esquerda!
No último 11 de julho, viveu-se em grande parte da ilha de Cuba uma jornada de mobilizações que desenvolveu-se em confrontos e repressão, terminando com centenas de detidos, entre eles referências e ativistas da esquerda cubana. O bloqueio imperialista que Cuba sofre há décadas, bem como as medidas (...)
Entrevista: Taliesin Álvarez
Em mais uma amostra da sua política exterior, Biden sanciona policiais cubanos e ameaça medidas mais pesadas caso não haja medidas drásticas.
Gabriel Girão
No Brasil não é para amadores dessa terça-feira (20), vamos analisar o significado das manifestações em Cuba.
Esse texto foi escrito no aniversário de 56 anos da Revolução Cubana. Hoje, muito tem se falado sobre Cuba, sua revolução e situação atual conflituosa. No âmbito do cinema, a revolução significou a expulsão das produtoras e distribuidoras imperialistas, e a posterior nacionalização da indústria, medidas (...)
Violeta Bruck
Nos últimos anos a arte urbana em Cuba, sobretudo em Havana, é um fenômeno que vem forjando uma nova maneira de refletir a realidade que se vive em Cuba.
Inés Hernández
O dia 11 de julho foi um dia de mobilizações, confrontos e repressão em Cuba, que culminou com algumas centenas de detidos, entre eles referências e ativistas da esquerda cubana que ainda não foram libertados.
Claudia Cinatti
Em Cuba, as manifestações populares que acontecem devido ao agravamento dos problemas sociais por conta da pandemia de COVID-19 e a direita pró-imperialista tenta se aproveitar delas. A gravidade da situação suscita um debate sobre como lutar contra o bloqueio e o imperialismo em defesa das (...)
Poucos sabem a história dos estalinistas cubanos antes da revolução. Mas sua trajetória incluiu desde o apoio a Fulgêncio Batista a se opor às medidas expropriação da burguesia.
Havia sido preso nas manifestações do último domingo(11).
A direita pró-imperialista na América Latina busca se aproveitar da crise cubana para seus próprios desígnios.
André Barbieri
Entenda o que demandavam os manifestantes, em uma crise econômica e social agravada pela pandemia, o embargo estadunidense e o ajuste do governo que respondeu com repressão aos atos.
Diego Sacchi Diego Dalai
As mobilizações em Cuba têm como pano de fundo o aumento generalizado da miséria social e a má gestão da pandemia.
Se realizaram mobilizações em Havana e distintas localidades de Cuba, em protesto pela crise sanitária, a escassez e contra as distintas medidas do governo, agravadas pelo endurecimento do bloqueio dos Estados Unidos.
La Izquierda Diario - México