×

TRABALHADORES EXPOSTOS AO CORONAVÍRUS | Coveiros trabalham sem proteção em estado com maior taxa de incidência de COVID-19 no Brasil

quinta-feira 16 de abril de 2020 | Edição do dia

O Amazonas é o estado com a maior taxa de incidência de Coronavírus, com 303 casos diagnosticados a cada 1 milhão de habitantes. O que significa o dobro da média do Brasil inteiro, que, como sabemos são subnotificados devido à ausência de testes, com estimativas apontando um número real até 15 vezes maior do que os confirmados.

Veja também Veja como participar da campanha do Esquerda Diário por testes massivos

Manaus, sua capital, é onde se localiza o epicentro da epidemia. Ali fica latente uma realidade que se repete a cada dia em todos os lugares: centenas e centenas de enterros realizados sem o cumprimento das orientações básicas de proteção.

Os coveiros, que entram em contato direto com os diversos caixões, realizam os enterros, cavam diariamente dezenas de covas, trabalham sem EPI’s e com a certeza que uma hora ou outra pegarão também o vírus.

Nem as empresas funerárias, nem o município estão oferecendo os equipamentos de proteção necessários.

Além disso, os coveiros estão tendo que trabalhar cada vez mais, com o aumento dos enterros, o afastamento de setores grupos de risco e as insuficientes contratações (quando essas existem).

Enquanto os coveiros e a maioria dos trabalhadores do Brasil estão em condições precárias de exposição ao vírus, o governo busca aprovar uma PEC destinada a salvar os bancos e os grandes capitalistas que sobrevivem parasitando o nosso trabalho. Estamos falando da "PEC do Orçamento de Guerra", recém aprovada pelo Congresso e Senado.

Não há saídas alternativas que passem por fora da garantia de testes massivos para a população. É necessário garantir testes e EPI’s para todos os coveiros além de mais contratações.

Não podemos apenas aceitar as mortes. Se existem as mortes aos milhares, o problema não é apenas do vírus, mas resultado direto do desmonte da saúde pública que vem desde os governos do PT. O mesmo Mandetta que hoje se finge de preocupado com as vidas, sempre foi um privatista mor.

Que se estatize sob controle dos trabalhadores todo o sistema de saúde do Brasil. Inclusive responsabilizando todos esses banqueiros pelas mortes e pela situação trágica atual, que suga o suor do nosso trabalho por meio das dívidas públicas, dívidas ilegais, ilegítimas e fraudulentas.

Faça parte dos Comitês Virtuais do Esquerda Diário!
Contato / WhatsApp / Signal / Telegram: +55 11 97750-9596
E-mail: [email protected]

Contribua com o Esquerda Diário!

Siga o Esquerda Diário nas redes sociais!
Youtube: Esquerda Diário
Instagram: @EsquerdaDiarioOficial
Twitter: @EsquerdaDiario
Facebook: Esquerda Diário




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias