O orçamento para as federais em 2022 será menor que o de 2019, último ano em que as universidades funcionaram normalmente antes da pandemia.
Redação
Os estudantes protestam contra os cortes do governo Bolsonaro na educação e na ciência e exigem o pagamento imediato das bolsas atrasadas do PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência) referente oa mês de setembro.
Cortes do programa habitacional caiu R$2,1 bilhões, novo programa não contempla famílias mais pobres.
Nove dias depois da absurda decisão judicial que prorrogou prazo para o governo federal efetivar um plano de preservação, galpão da Cinemateca de São Paulo arde em chamas
Galpão da Cinemateca Brasileira, maior acervo de cinema da América Latina, é atingido por incêndio.
No dia 29 de maio em Belo Horizonte a UFMG se somou a outros milhares, com protagonismo da juventude dizendo que concorda com os Colombianos: não dá mais para ficar em casa. Precisamos organizar nossa luta rumo à manifestação do próximo dia 19 e mandar um recado a Bolsonaro, Mourão e todo o regime (...)
Faísca - MG
Na próxima terça-feira, 25, às 17h, pelo Zoom, acontecerá uma Assembleia Geral dos estudantes da UFMG. Também estão acontecendo assembleias de cursos.
Três cursos estão suspensos para este ano e cerca de 2 mil alunos ficarão sem bolsa, caso os cortes avancem. Evasão tende a subir. Estudantes em todo o país se organizam para lutar contra os cortes de Bolsonaro.
Após diversos ataques e cortes de verba por parte do governo Bolsonaro contra o Censo, IBGE informa que não é mais possível iniciar coleta de dados nos próximos meses.
Após comoção nacional perante a ameaça de fechamento de institutos federais por conta dos cortes no orçamento, o governo Bolsonaro recuou e prometeu recompor parte das verbas destinadas às universidades. No entanto esse recuo não recompôs totalmente a verba necessária para custeio básico do (...)
Os novos cortes orçamentários do governo Bolsonaro e Câmara contra as universidades federais, possuem um sentido em comum.
Mateus Castor
Após recentes cortes, presidente do IBGE pede exoneração do cargo.
Victoria Santello
Corte de mais de 18% no orçamento destinado às Universidades, que consta na Proposta de Legislação Orçamentária Anual (PLOA) de 2021, somado aos cortes acumulados desde 2019, resultam num total por volta de 25%. De acordo com associação de reitores, o orçamento já era deficitário antes do PLOA e pode (...)
Luno P.Giovana Pozzi
Jade Penalva - Estudante de Serviço Social - UFES
Calvin de OliveiraMiguel Gonçalves