×

UFABC | Correnteza no DCE da UFABC aprova novas eleições da entidade em meio ao feriadão

Na última quarta-feira (15), o Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade que representa todos os cursos da graduação da UFABC, sob a gestão Todas as Vozes(Correnteza) desde 2019, realizou uma assembleia com menos de 30 estudantes, onde votou uma Comissão Eleitoral para a próxima eleições do DCE e já aprovou um calendário completamente antidemocrático dando início ao processo eleitoral em meio ao feriado de Corpus Christi, com apenas 3 dias para construção de chapa, sendo as inscrições até dia 22/06.

sexta-feira 17 de junho de 2022 | Edição do dia

Essa condução absurda para novas eleições do DCE escancara a concepção de movimento estudantil que viemos debatendo com a atual gestão do DCE, dirigido pelo Correnteza, que privilegiou alimentar ilusões na atual Reitoria, fazendo uma campanha ativa e orgulhosa dessa gestão, que agora deixam os estudantes passando fome desde o 1º dia de aula, invés de construir pela base uma atuação política para que os estudantes possam se apresentar de forma organizada como uma força social para enfrentar os cortes do governo Bolsonaro-Mourão e do Congresso Nacional contra a educação.

Essa postura do DCE já foi evidenciada também no início do ano, quando ocorreram as eleições para reitoria, onde a Faísca Revolucionária publicou uma Carta Aberta de contribuição ao debate de projeto de universidade e depois quando começaram os debates do retorno presencial, onde defendemos uma assembleia geral dos 3 setores para que os estudantes fossem sujeitos de decidir sobre como e quando fazer esse retorno, priorizando as demandas de permanência estudantil. Nós articulamos um chamado com 14 entidades e coletivos da Universidade por essa Assembleia, o que foi completamente ignorado pela atual gestão do DCE, que como denunciamos, apostou na subordinação do movimento estudantil à atual reitoria.

Na Assembleia de quarta-feira, a juventude Faísca Revolucionária interveio denunciando a ilegitimidade da assembleia e a falta de democracia deste calendário eleitoral que foi aprovado às pressas, na segunda semana de aula depois de 2 anos sem aula presencial, onde as gerações de 2020 e 2021 sequer se conhecem para ter condições de conformar uma chapa e participar desse processo elementar de discussão política e programática do papel da principal entidade estudantil da UFABC.

Pode te interessar: Participe do Lançamento do livro Nós mulheres, o proletariado.

Frente a isso, a Juventude Faísca começou a impulsionar um abaixo-assinado pela revogação das resoluções da última assembleia e exigindo uma nova assembleia para que os estudantes possam decidir sobre os rumos do movimento estudantil e os caminhos da luta dentro da universidade que nos atingem. Você pode assinar o abaixo-assinado CLICANDO AQUI.

Veja as falas da estudante Virgínia Guitzel, ingressante de 2020 pelas cotas trans no BCH e miliante da Faísca Revolucionária, questionando não ter tido uma assembleia para construir os atos nacionais do 9J contra os cortes na educação, e a necessidade de unificar as forças dos estudantes e trabalhadores para reverter os cortes nacionais e também lutar dentro da UFABC em defesa do RU, do Fretado, e da permanência estudantil.

Jenifer Tristan, ingressante de 2020 no LCNE, também militante da Faísca Revolucionária debatendo com as posições do DCE sobre qual o caminho para enfrentar os cortes na educação e pela permanência estudantil na UFABC.

Por isso, nós da Faísca Revolucionária chamamos todes es estudantes para uma reunião EMERGENCIAL nessa segunda-feira (20), as 19 horas para debater com a gente como ampliar essa campanha pela Revogação das resoluções da última assembleia e o Adiamento do Calendário eleitoral para garantir a maior participação dos estudantes. Queremos apresentar as nossas propostas de como lutar contra Bolsonaro-Mourão, o Congresso Nacional e o Judiciário com independência das reitorias, apostando na força da nossa organização aliado a classe trabalhadora, sem alianças com a direita.


Temas

UFABC    Juventude



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias