×

COREIA DO SUL | Coreia do Sul: salta o número de infectados por surto em call center

Após 11 dias de retração nas infecções por coronavírus da Corei do Sul, 242 novos contágios foram reportados pelas autoridades. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia, pelo menos 90 novos casos estão diretamente ligados com o fato de um call center ter mantido seus funcionários trabalhando, chegando num total de 7755 contagiados e o número de mortos subiu de 4 para 63.

sexta-feira 20 de março de 2020 | Edição do dia

Esse é um exemplo dos efeitos nefastos de quando se coloca os lucros acima da vidas dos trabalhadores. A Coreia do Sul até agora é o país que encarou a crise de maneira bastante diferente em relação aos países da Europa, como a Itália por exemplo, com menos mortes, menos taxa de contágio, com o uso de testes massivos para a população. Mas justamente com o descaso com os trabalhadores terceirizados do call center, o número de infectados saltou. Muitos desses trabalhadores usavam metrô e segundo o prefeito de Seul, Park Won-son, a infecção em massa no call center pode abrir uma etapa que eleve a contaminação num surto regional.

Na verdade, esse descaso com os trabalhadores de call center mostra os limites que encontramos nas “saídas” para a crise proposta pelos capitalistas. Na sede de manter os lucros a qualquer custo, mantém dezenas de pessoas aglomeradas com guichês um colado no outro dentro de uma sala minúscula, ao invés de liberarem dos posto de trabalho sem corte de salário, ao mesmo tempo que mantém a chefia em home office. No Esquerda Diário relatamos diversas denúncias desse tipo, em que trabalhadores terceirizados que nem sequer tem álcool em gel, compartilham equipamentos que não são higienizados e trabalham em grandes aglomerações.

Ver também: Telemarketing e corona vírus: mais de 50 em uma sala minúscula, chefia em home office

Trabalhadores do telemarketing relatam descaso das empresas. Envie sua denúncia!

O salto do número de infectados na Coreia do Sul deixa claro que a ganância capitalista é um grande limite a contenção e propagação da doença. Os capitalistas não podem oferecer uma saída radical que realmente se enfrente com o coronavírus, porque não estão preocupados com nossas vidas, e sim com os lucros. A medida que avança a crise e mais trabalhadores e trabalhadoras são infectadas, se faz mais urgente a necessidade dos próprios trabalhadores decidirem sobre os rumos de seus países, se auto organizando, assumindo o controle e colocando todos os serviços essenciais para se enfrentar o coronavírus. Organizando a produção a fim produzir respiradores para UTI, álcool em gel, máscaras, e tudo que for necessário e que os trabalhadores da saúde e demais trabalhadores decidirem que seja indispensável para o combate ao coronavírus.

Nossa saúde vale mais do que o lucro deles!

* * * * * * * * *
CORONAVÍRUS: ENVIE SUA DENÚNCIA
Contato / WhatsApp / Signal / Telegram: +55 11 97750-9596
E-mail: [email protected]

Contribua com o Esquerda Diário!

Siga o Esquerda Diário nas redes sociais!
Youtube: Esquerda Diário
Instagram: @EsquerdaDiarioOficial
Twitter: @EsquerdaDiario
Facebook: Esquerda Diário




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias