×

VAZAMENTOS DE PETROLÉO | Corais da baía de Todos os Santos (BA) são poluídos por petróleo e ganância capitalista

As enormes manchas de petróleo que cotidianamente seguem aparecendo em praias do litoral do Nordeste a mais de 1 mês chegaram ontem, dia 17, à Baía de Todos os Santos, na Bahia, a maior baía do país.

sexta-feira 18 de outubro de 2019 | Edição do dia

O Ibama também confirmou a contaminação nas praias de Jaburu, Tairu e Cacha Pregos (em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica), todas regiões onde há predominância de lindos corais, lugares estes muito dependentes da pesca e mariscagem. No total, a tragédia capitalista atinge mais de 160 praias atingidas do Maranhão até a Bahia.

Praias contaminadas, banhadas por óleo, contaminação e morte de peixes, golfinhos, uma ainda incomensurável consequência para o meio ambiente e também para toda a economia da região, que tem vínculo com o turismo, os mares e rios. Isso não é simplesmente um acidente.

Trata-se de uma enorme crise ambiental proveniente da ganância capitalista que atinge a região, cuja responsável segue incapaz apesar do governo seguir afirmando ser da Venezuela o vazamento do petróleo (sem comprovação deste fato, por ora), ignorando o laudo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que confirma vínculo de parte da poluição com barris da Shell. Alguns barris possuem identificações que remetem à Shell, encontrados nas praias do Sergipe. O chefe do Estado Maior do Comando de Operações Navais, almirante Alexandre Rabello de Faria, informou que as investigações não avançaram no que diz respeito ao que causou o derramamento do produto no mar, o que mostra a irresponsabilidade completa do governo com o meio ambiente no país.

A Marinha vinha monitorando a região desde o final de semana para tentar evitar que a substância atingisse zonas com ecossistema mais sensível, uma vez que a baía é repleta de manguezais e também berçário de diversas espécies marinhas. Em vão. Ontem, 17, restos espessos e viscosos de petróleo chegaram à região do Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos da capital baiana, e às praias de Ondina, no limite da entrada da Baía de Todos os Santos. Chegam a 11 regiões do litoral da Bahia atingidas, e até a manhã desta quinta havia sido retirados 26 toneladas de óleo das praias de Salvador.

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Estado da Bahia entraram, na última terça-feira (15/10), com uma ação pública contra a a União e o Ibama pelos riscos ambientais relacionados vazamento de óleo no litoral nordestino.

Assim como as tragédias em Brumadinho e Mariana, esse vazamento é produto direto da sede de lucro dos capitalistas, em nome da expansão da mineração ou, neste caso, da entrega dos nossos recursos ao imperialismo, protagonizado pelo governo Bolsonaro. É exatamente isso o que está em jogo com a venda histórica do pré-sal, que está para ser efetivada nas próximas semanas, na chamada “cessão onerosa”, como pode ser visto aqui->http://www.esquerdadiario.com.br/Praias-cheias-de-oleo-mas-governadores-do-Nordeste-negociam-sua-parte-da-venda-do-Pre-Sal].

Frente ao descaso do governo, é necessária uma investigação independente feita por petroleiros, pesquisadores e ambientalistas que queiram buscar a verdade dos fatos, pois há todo tipo de interesse por trás das investigações em curso, lentidão e resultados contraditórios.

Leia também:
Novas manchas de óleo no NE mostram que fonte de vazamentos segue ativa

Novas manchas de óleo no NE mostram que fonte de vazamentos segue ativa




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias