×

Todos ao ato dia 26/05! | Contra a PEC de Kim Kataguiri, fortalecer a luta pelo Passe Livre e a permanência na UFF

Kim Kataguiri mais uma vez quer atacar as universidades públicas propondo dessa vez a criação de mensalidades, uma proposta que vai excluir ainda mais estudantes, principalmente os negros e pobres. Na UFF nesse momento estamos na luta pelo Passe Livre, é muito importante que o DCE mobilize os estudantes para o ato dia 26/5!

Faísca - UFF@faiscarevolucionaria

quarta-feira 25 de maio | Edição do dia

Estudantes da UFF em ato de apoio à reivindicações da Moradia Estudantil

Em proposta para comissão de Constituição de Justiça, o deputado supostamente exbolsonarista Kim Kataguiri que também já propôs que as cotas devem acabar, dessa vez propôs a criação de mensalidades para as universidades públicas. Para passar a CCJ também foram decisivos votos de deputados do PT e PCdoB.

Na UFF isso significaria uma elitização ainda maior da universidade. Com as já bolsas insuficientes, o BUSUFF precário, a moradia estudantil com poucas vagas e estrutura também precária e situações no interior ainda piores.

Veja mais: Por um programa emergencial para responder às necessidades da Moradia Estudantil da UFF

A cobrança de mensalidades significa negar o direito integral à educação, e deixando somente àqueles que podem pagar. Além de alimentar ainda mais a indústria da dívida estudantil.

No dia 26/05 acontecerá na porta do campus do Gragoatá um ato em direção à prefeitura de Niterói pelo Passe Livre. O DCE da UFF ligado à direção majoritária da UNE(UJS;PT; Levante) deveria construir massivamente esse ato como também uma resposta aos ataques dessa direita reacionária. Não podemos colocar nossas esperanças somente nas eleições em outubro. Precisamos de atos em centenas de universidades e contra esse absurdo de Kataguiri.

Pode te interessar: Como enfrentar a extrema-direita sem sucumbir à conciliação de classes

Nós da Juventude Faísca Revolucionária e do Esquerda Diário chamamos os companheiros da Oposição de Esquerda(UJC, UP, Vamos à Luta, Rebeldia, Afronte, RUA e Juntos) a se somarem nessa exigência e a impulsionarem a partir dos Centros Acadêmicos que dirigem assembleias de mobilização em defesa das universidades, contra a PEC206 e na continuação da campanha pelo PASSE LIVRE.

Precisamos lutar em defesa da universidade pública, pelo Passe Livre mas também colocando a necessidade do Fim do Vestibular pela ampliação do direito ao acesso ao ensino superior. E para resolver a fundo a questão dos transportes, a ampliação do BUSUFF e reestatização dos transportes públicos sobre controle dos trabalhadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias