×

COLÔMBIA | Continuam os protestos na Colômbia contra as políticas de Duque

Os protestos continuam intermitentemente após o dia histórico da mobilização em 21 de novembro em todo o país. Enquanto isso, as reuniões entre o governo e o Comitê Nacional de Greve continuam como parte de toda uma política dilatória da Duque.

segunda-feira 16 de dezembro de 2019 | Edição do dia

As últimas concentrações de rua foram realizadas com cacerolazos, como o que ocorreu na praça central Bolívar e em frente ao Congresso da República, em Bogotá, contra a reforma tributária nesta quinta-feira, e ações semelhantes ocorreram em Medellín e outras cidades pelo conjunto de demandas na sexta-feira.

A reforma tributária disfarçada de ’lei do crescimento econômico’ é um #PaquetazoDeDuque que visa melhorar ’a competitividade das empresas’, com isenções para grandes empresários de até 20 bilhões de pesos colombianos (1 dólar equivale a aproximadamente 3 mil e 400 pesos) .

"Com a mesma história de que a redução de impostos sobre as empresas ajuda a gerar mais emprego, os impostos aumentaram e cortaram direitos para os colombianos", disseram representantes da Federação Colombiana de Trabalhadores da Educação.

As ações de quinta e sexta-feira fazem parte das mobilizações intermitentes que já têm mais de três semanas de ações de rua no país contra as políticas do governo. Em meio à turbulência social que percorre o continente, os colombianos se voltaram para as ruas para rechaçar o governo de Iván Duque.

Na lista de pedidos entregues à Presidência da República, o Comitê Nacional de Greve solicitou a dissolução do Esquadrão de Motins Móveis (Esmad) e a depuração da Polícia Nacional. Entretanto, fiel ao seu legado repressivo, o Presidente da República fez novamente uma forte defesa do papel desempenhado pelo Esmad, em meio às manifestações que ocorreram no país e que incluem assassinatos de Dilan Cruz, entre outros no meio dos protestos.

Também não faltaram declarações nesta sexta-feira da vice-presidente da Colômbia, Marta Lucía Ramírez, afirmando em uma reunião com a polícia que uma "rede internacional" está alimentando a "agitação social" no país. Um discurso inteiro para justificar todas as ações repressivas que o governo colombiano está tendo contra os protestos, chegando inclusive em alguns casos à militarização.

No entanto, as últimas pesquisas mostram uma tendência decrescente de popularidade do executivo liderado por Iván Duque, que com menos de dois anos no poder é aprovado apenas por 28% e que, juntamente com Piñera, são os dois mandatários mais repudiado do continente.

Por outro lado, as direções do movimento aglutinado no Comitê Nacional de Greve continuam se prestando aos "atrasos" de Duque com suas “mesas de diálogo. Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, realizaram uma reunião com o governo que não chegou a nenhum porto, e outra foi planejada para esta tarde de sexta-feira. O governo colombiano mantém "entretidas" as direções sindicais e de movimentos sociais, enquanto ganha tempo para tentar desmantelar os protestos.

Nesse jogo de reuniões que nem sequer avançam no acordo sobre os mecanismos para realizá-los, há um jogo perverso do governo de Duque. Se prestar a essas manobras por parte dessas direções não resultou em concreto do que a mal estar diante da situação fosse mais forte.

Os protestos na Colômbia, em sintonia com outros países da América do Sul, onde as mobilizações marcam um novo ritmo, vencerão apenas com a mobilização independente dos trabalhadores que não caia na armadilha das propostas conciliatórias. Trata-se de promover a mobilização empregando toda a força social da classe trabalhadora e da juventude, avançando em níveis mais altos de organização e criando um verdadeiro plano de luta até que o plano do Duque seja derrotado.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias