×

Em Brasília | Condomínio de classe média em Brasília convoca “plano de ação” contra moradores de rua

Uma notificação grotesca de um condomínio de classe média em Brasília convoca os moradores para reunião de pauta única para “retirada da invasão dos moradores de rua”.

quinta-feira 17 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

Está correndo pela internet uma notificação de um condomínio de classe média na capital federal que escancara a podridão de setores da classe média brasileira. O chamado parece ter saído de algum filme de Kleber Mendonça Filho, ou mesmo do Porta dos Fundos, e mostra como a pobreza é tratada com violência por parte da sociedade brasileira.

O termo utilizado pela convocação é o de um “plano de ação”, o que evidencia as perspectivas de uso de força e violência contra as pessoas em situação de rua. Esse é o Brasil em que matam a pauladas um trabalhador negro imigrante, o Moïse, por exigir seu salário. O que essas pessoas, carregadas de preconceito racial e de classe, não podem fazer com pessoas em tamanha vulnerabilidade?

Há alguns meses, também em Brasília, viralizou um vídeo de um trabalhador gritando “fome” entre prédios da capital. O Brasil hoje possui cerca de 19 milhões de pessoas em situação de fome, sem contar os mais de 100 milhões que passam por algum nível de insegurança alimentar. É visível, em diversas capitais e grandes centros urbanos, um crescimento da quantidade de pessoas em situação de rua, fruto direto da crise econômica e da ausência de perspectivas. A resposta de alguns setores conservadores é tratá-los como "invasores".

Ações como essas se tornam ainda mais asquerosas em meio ao quadro de pauperização social que vivemos e reafirmam a ideia de que o capitalismo não dá mais. Veja a denúncia no IG:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias