Política

Como Bolsonaro, Mourão fracassa como cabo eleitoral e PRTB elege apenas 5 prefeitos

Mourão gravou mais de 200 vídeos de apoio a candidatos do PRTB, dos 326 candidatos lançados pelo partido, apenas 5 obtiveram vitória.

segunda-feira 30 de novembro de 2020| Edição do dia

O fracasso da extrema direita não se deu só através das candidaturas apoiadas por Bolsonaro, que no 2º turno repetiram o fraco desempenho anterior, também os apadrinhados por Mourão fracassaram nos pleitos. Seu partido o PRTB, 326 candidatos, mas elegeu apenas 5. Todos as vitórias foram em municípios com menos de 200 mil eleitores. Ao todo, o partido governará 35.391 eleitores.

Como exemplo desse desempenho pífio tivemos as candidaturas apoiadas por Mourão: em São Paulo, como o famigerado reacionário Levy Fidélix, que ficou em 11º lugar, com 0,22% dos votos (11.960); e Silvio Antônio (PRTB), candidato à prefeitura de São Luís (MA) que ficou em 6º lugar, com 3,14% dos votos (16.070).

Contudo não pode-se minimizar ou esquecer o fato de que o bolsonarismo segue vivo e está presente em diversas siglas que venceram ao redor do país, não somente naquelas candidaturas que Bolsonaro declarou seu apoio quase que amaldiçoado. O governo de Bolsonaro e Mourão e o bolsonarismo, bem como o centrão que agora se fortalece para aprofundar os ataques, só poderão se derrotados na luta dos trabalhadores, da juventude, mulheres, negros e lgbts.

Para uma análise mais completa das eleições 2020, leia o artigo de André Barbieri:

O triunfo do golpismo institucional e as tarefas da esquerda




Tópicos relacionados

Eleições 2020   /    Fora Bolsonaro, Mourão e os militares   /    Hamilton Mourão   /    Política

Comentários

Comentar