×

Como Biden financiou o regime policial mortal da Colômbia

Esta declaração de camaradas do Left Voice, portal irmão do Esquerda Diário nos Estados Unidos, explicita o papel que Biden desempenhou no fortalecimento da força policial da ESMAD (Esquadrão Móvel Antidistúrbios), que agora está sendo usada para esmagar as manifestações na Colômbia, mostrando as razões pelas quais a esquerda dos EUA deve prestar solidariedade à classe trabalhadora colombiana.

terça-feira 11 de maio de 2021 | Edição do dia

Na última semana, a Colômbia explodiu em protestos e paralisações em todo o país contra o governo do presidente Ivan Duque. Com mais de 19 pessoas mortas pelas forças do Estado na semana passada, com as imagens da brutal repressão policial se tornando virais em todo o mundo, os protestos geraram indignação internacional e preocupações com os abusos aos direitos humanos. Juntando-se a este coro de vozes está um número crescente de organizações e políticos que pedem ao governo de Joe Biden para tomar medidas diretas para conter a violência policial na Colômbia e parar o financiamento contínuo dos policiais de choque do país, chamados de ESMAD. Por sua vez, o Departamento de Estado dos EUA emitiu uma declaração hipócrita condenando a violência e defendendo o “direito inquestionável de protestar pacificamente” do povo, ao mesmo tempo que apóia “os esforços do governo colombiano para enfrentar a situação atual por meio do diálogo político”.

O que tem recebido muito menos atenção, entretanto, é o papel central que os Estados Unidos desempenharam na criação das mesmas condições que deram origem a essa luta heróica. Enquanto o governo Biden oferece falas performáticas de indignação sobre as cenas de batalha que vêm de cidades como Cali e Bogotá, convenientemente ignora o fato de que ele liderou as políticas que treinaram e financiaram as forças armadas colombianas que atualmente estão assassinando e reprimindo o Povo colombiano com total impunidade.

Greves e protestos começaram a se espalhar por toda a Colômbia em 28 de abril. Esses levantes vêm em resposta a uma reforma tributária impulsionada pelo governo de direita do país. Essa reforma tributária propunha taxar os serviços públicos, aumentar os impostos e cortar as isenções de impostos para muitos indivíduos, e impor um IVA (imposto sobre o valor agregado) sobre vários serviços públicos que afetariam duramente a classe trabalhadora e os pobres da Colômbia. Mas essa reforma foi apenas o exemplo mais recente das medidas de austeridade de Duque, que proporcionaram imensos incentivos fiscais aos ricos e, ao mesmo tempo, sobrecarrega os pobres com maiores encargos econômicos. Ele vem em cima da resposta miserável do governo à pandemia, que teve sucesso apenas em proteger os lucros dos ricos enquanto jogava milhões de pessoas na pobreza e criava a recessão mais profunda que o país experimentou nos últimos 120 anos. De acordo com estatísticas publicadas pelo DANE (Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas) nesta quinta-feira, o índice de pobreza monetária na Colômbia para 2020 aumentou 6,8% e ficou em 42,5%; em outras palavras, o DANE informa que 21,2 milhões de colombianos não têm renda suficiente para atender às suas necessidades básicas.

Não deve ser surpresa, então, que os protestos continuem, apesar do fato de Duque ter sido forçado a revogar as reformas tributárias. Retroceder a esta política não foi suficiente para conter a raiva que se espalhava pelas ruas e, à medida que os protestos continuam, mais e mais pessoas se unem às mobilizações e enfrentam a repressão assassina da polícia. Essa raiva se acumulou por décadas devido às condições generalizadas de pobreza e violência sancionada pelo Estado, precipitadas por anos de ataques neoliberais aos direitos e à vida de trabalhadores e pobres em toda a Colômbia. Milhões de pessoas - jovens, trabalhadores e ativistas - estão fartos de um regime que massacra sistematicamente os manifestantes, convida o investimento estrangeiro e o capital para explorar e deslocar milhares e ataca os setores mais vulneráveis ​​da sociedade, incluindo as grandes populações indígenas e negras da Colômbia. Mas estes ataques também são dirigidos pelo imperialismo dos EUA no país. O regime de Duque, e os regimes de Manuel e Uribe antes dele, não seriam o que são hoje se não fosse pelo Plano Colômbia, uma política que o próprio Joe Biden defendeu enquanto estava no Comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos em 2000. Esse plano é responsável pelo aumento da violência na região e pelo deslocamento de mais de 7 milhões de colombianos desde seu início. É diretamente responsável pela criação e treinamento da violenta força policial do ‘Escuadrón Móvil Antidisturbios’ (ESMAD).

O apoio de Biden ao Plano Colômbia há 21 anos fazia parte da frente internacional da “Guerra às Drogas” dos Estados Unidos, que é responsável tanto pela militarização de grande parte da América Latina quanto pelo encarceramento em massa de milhões de negros e latinos no Estados Unidos. O Plano Colômbia forneceu US $ 10 bilhões em financiamento militar e a transferência de helicópteros para as forças de segurança colombianas. Essa ajuda foi usada não apenas para financiar operações militares na Colômbia, mas também para fornecer bônus enormes a oficiais militares. Sob o pretexto de combater o tráfico de drogas, as forças de segurança colombianas usaram essa ajuda para assassinar milhares de civis, alegando que eles eram "soldados de guerrilha mortos em combate". Na construção do plano, Biden pressionou por uma militarização cada vez maior, chegando mesmo a resistir aos esforços de alguns de seus colegas de redirecionar o financiamento militar colombiano para programas domésticos de combate às drogas. Junto com os bilhões de dólares de financiamento, a CIA também treinou batalhões do exército colombiano para proteger oleodutos pertencentes a empresas norte-americanas.

A política de Biden em relação à Colômbia surgiu no meio de uma guerra entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o governo colombiano. Embora os dois lados tenham concordado com uma paz incômoda em 2016, o governo colombiano não ficará satisfeito até suprimir toda a oposição, seja das FARC ou de manifestantes como os que estão nas ruas hoje. A guerra civil foi responsável pelo deslocamento de milhões de refugiados e pela morte de milhares de civis, muitos dos quais eram de comunidades indígenas. Ao elaborar o Plano Colômbia, Biden se certificou de que poderia influenciar no conflito para melhor servir aos interesses imperialistas dos EUA. Como ele disse em um discurso na época: “Nós escolhemos um lado? A resposta é sim, nós escolhemos um lado”.

Um relatório de março de 2002 descobriu que, como resultado do conflito, uma média de 20 mortes violentas ocorreram a cada dia na Colômbia; em outras palavras, a violência na região só aumentou com a implementação do Plano Colômbia. O relatório também dá enfoque aos danos que as forças colombianas apoiadas pelos EUA causaram às comunidades indígenas. Com financiamento e apoio dos EUA, os militares colombianos destruíram plantações de que os indígenas Cofán dependiam para sua subsistência por meio de intensa fumigação aérea, oleodutos construídos em terras U’wa e grupos paramilitares armados que usaram a desculpa da guerra civil para massacrar repetidamente os povos indígenas não envolvidos no conflito.

Apesar da extensa documentação da violência que as forças de segurança colombianas infligiram a civis nas últimas duas décadas, Biden se gabou e reivindicou seu apoio e seu papel no projeto imperialista até janeiro de 2020.
Embora Biden tenha lutado agressivamente para financiar os avanços da força militar contra os trabalhadores e pobres da Colômbia, ele tem sido um defensor fervoroso da intervenção financeira na região. Em suas décadas de governo como vice e como membro do comitê de relações exteriores do Senado, Biden supervisionou a ofensiva neoliberal dos EUA na América Latina, garantindo a criação de novos mercados para o capital norte-americano no exterior e trabalhando com instituições financeiras para tornar as economias desses países totalmente dependentes de “ajuda” e empréstimos estrangeiros.

O Plano Colômbia abriu caminho para o governo e as empresas norte-americanas trabalharem em conjunto com o governo colombiano para implementar uma onda de privatizações e outras políticas neoliberais, aumentando a pobreza e o desemprego a níveis sem precedentes no país. Em 2003, o FMI interveio para negociar um empréstimo de US $2,1 bilhões com o governo colombiano, com a condição de que implementasse uma série de medidas de austeridade, incluindo a “ reestruturação do programa de pensões, cortes na força de trabalho do setor público e a privatização de um grande banco. ” Assim, enquanto os políticos e militares apoiados pelos EUA garantiam seus próprios lucros e os dos capitalistas norte-americanos, os trabalhadores e os oprimidos em todo o país foram forçados a sofrer as consequências. E se sua retórica na campanha for alguma indicação, os planos de Joe Biden para a Colômbia não mudaram. Ele continua a ser um defensor ferrenho do imperialismo dos EUA na América Latina, prometendo trabalhar com o regime de Duque para reprimir a dissidência matando ativistas, financiando esquadrões da morte, promovendo investimento estrangeiro e abrindo a Colômbia para mais privatizações.

Os trabalhadores colombianos estão lutando não apenas contra seu próprio regime nacional, mas também contra o imperialismo dos EUA. As demandas de milhões de trabalhadores e pobres que estão tomando as ruas em todas as grandes cidades e vilarejos da Colômbia expõem Biden como o imperialista que ele é, trazendo à luz as condições que o imperialismo dos EUA impõe à América Latina e ao resto do mundo. Apesar dos esforços da equipe de segurança nacional de Biden para pintar os Estados Unidos como um campeão dos direitos humanos, não podemos esperar que os arquitetos da crise social e econômica da Colômbia intervenham em nome dos trabalhadores colombianos.

O sucesso da luta na Colômbia está no poder dos jovens, trabalhadores e ativistas que agora enfrentam décadas de ataques aos seus padrões de vida e suas condições de trabalho. Usando o poder que só eles têm para perturbar a economia capitalista, eles devem decidir juntos como levar a luta adiante contra o governo e contra os interesses imperialistas dos Estados Unidos. Para ajudá-los nessa luta, os trabalhadores e ativistas nos Estados Unidos devem assumir um papel ativo na luta contra a máquina imperialista dos EUA, que garante ataques à classe trabalhadora em todo o mundo. Isso significa pedir o fim de todo o financiamento da ESMAD, o fim das políticas do Plano Colômbia e vincular a luta anti-imperialista à luta contra o terrorismo policial nos Estados Unidos. A luta de nossos irmãos e irmãs colombianos não é apenas contra a austeridade, é também contra um regime opressor armado e apoiado pelo imperialismo dos EUA. A esquerda socialista nos EUA tem a obrigação de se mobilizar em solidariedade com os trabalhadores da Colômbia e denunciar nas ruas a administração imperialista de Joe Biden e a opressão imperialista de Duque e do governo colombiano. Como mostram as forças policiais treinadas pelos EUA na Colômbia, a repressão é internacional. Os trabalhadores e pobres da Colômbia estão fornecendo um lembrete importante e poderoso de que será necessária resistência internacional para derrotar o imperialismo dos EUA e o violento sistema capitalista que ele serve.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias