×

Recife | Comitê Unificado Contra o Aumento da Passagem panfleta em terminal de ônibus em Recife

Um comitê unificado das organizações de esquerda em Recife foi formado contra o aumento da passagem. A primeira reunião ocorreu nesta segunda, dia 24/01, e uma nova reunião está marcada para o dia 28/01 às 17:30 na UESP para seguir os próximos passos da mobilização. Hoje o Comitê Unificado esteve na estação Recife panfletando para a população. Os empresários das empresas de ônibus urbano de Pernambuco estão exigindo do governo um aumento absurdo de 22,67% na passagem.

quinta-feira 27 de janeiro | Edição do dia

Nesta quinta, 27/01, foi um dia de mobilização contra o aumento da passagem do comitê unificado. Às 14h houve uma reunião junto ao sindicato de rodoviários junto com líderes de comunidades e favelas da região metropolitana de Recife, visando articular ações comuns e a integração do comitê unificado. Já ao final da tarde, às 17h, o comitê realizou uma panfletagem para a população que tomava o transporte público para retornar para suas casas na estação de ônibus e trem Recife, na região central da capital. Durante a panfletagem a população era alertada do aumento planejado pelas empresas do transporte e era convocada a se mobilizar.

Como já vínhamos informando aqui no Esquerda Diário, o ano mal começou e as máfias de transporte coletivo de Pernambuco, representada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Pernambuco (Urbana-PE), já se preparam para nos extorquir mais uma vez e aumentar o preço das passagens de ônibus, exigindo reajuste de 22,67%. Se o aumento for aprovado pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), cujo a reunião está indicada para 11/02, a passagem do Anel A (que representa cerca de 80% das linhas) passará a custar R$ 4,60.

Frente a mais este cruel ataque contra as condições de vida dos trabalhadores, que já sofrem com a inflação dos preços dos alimentos e os baixos salários, com o desemprego e o trabalho informal e com a insegurança alimentar que já atinge mais da metade da população do estado, sendo Recife a capital com maior índice de desigualdade socioeconômica do país, diversas organizações de esquerda, entidades estudantis e sindicatos, se uniram para formar um Comitê Unificado Contra o Aumento da Passagem em Recife. As pautas que hoje unificam o comitê são: 1) contra o aumento da passagem 2) passe livre 3) contra dupla função (motorista/cobrador) dos trabalhadores de transporte.

O Esquerda Diário, e o MRT, estão participando dos encontros e ações do comitê e convocamos a todes para a próxima reunião que está marcada para o dia 28/01, sexta, às 17:30 na UESP, para seguir organizando os próximos passos da mobilização.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias