×

COBERTURA ELEIÇÕES 2018 | Começaram em todo país as votações nestas eleições manipuladas

Os cerca de 450 mil colégios eleitorais de todo o país abriram as 8hrs (horário de Brasília) e funcionarão até as 17hrs, os primeiros resultados dessas eleições manipuladas pelo judiciário são aguardados para as 20h.

domingo 7 de outubro de 2018 | Edição do dia

Os colégios eleitorais de todo o país abriram hoje as portas para as votações presidenciais, estaduais e legislativo. Eleições manipuladas que se configuram como as mais imprevisíveis das últimas duas décadas, para a qual foram convocadas 147,3 milhões de votantes.

Hoje serão eleitos o novo presidente, governadores e deputados dos 27 estados, dois terços do Senado (com 8 anos de mandato, e votação de 2 terços a cada 8 anos e 1 terço a cada 4 anos), e 513 deputados federais. A presença militar está reforçada em todos os estados.

Dos 208,5 milhões de brasileiros, 70,6% podem votar nos 5.570 municípios e também em 171 locais no exterior. Neste pleito, o direito ao voto se encontra mais limitado do que nunca, devido à enorme manipulação judicial que, por exemplo, impediu a candidatura do principal líder popular da oposição, Luís Inácio Lula da Silva, com cerca 40% das intenções de voto sairia candidato pelo PT e se encontra arbitrariamente preso.

Às 17h, quando os colégios eleitorais fecharem, serão divulgados as pesquisas de "boca de urna", realizada durante o processo eleitoral, ao mesmo tempo em que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) começará a divulgar os primeiros resultados.

Desde a redemocratização em 1985, essas são as eleições mais imprevisíveis e que acontecem num forte clima de polarização entre a extrema direita representada pelo candidato do PSL Jair Bolsonaro, defensor da ditadura militar, e o candidato do PT Fernando Haddad, apoiado por Lula e por setores que denunciam o golpe institucional de 2016.

Segundo as últimas pesquisas, divulgadas neste sábado, nenhum candidato atingiria 51% dos votos para encerrar as eleições no primeiro turno, levando a decisão para o dia 28 de Outubro. Bolsonaro segue na liderança, segundo a DataFolha estaria com 45% das intenções de voto, e Haddad com 43% segundo. Na pesquisa do Ibope o ultradireitista estaria com 45% e o petista com 41%. O terceiro favorito entre os candidatos é Ciro Gomes, com 13% e 15% das intenções de voto.

Acompanhe as notícias no Esquerda Diário e a partir das 17h live com nossos analistas em nosso Facebook e Twitter frente os primeiros resultados.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias