×

FERNANDO HOLIDAY | Combate à corrupção? Conheça escândalos da coligação que elegeu Fernando Holiday

terça-feira 24 de janeiro de 2017 | Edição do dia

Fernando Holiday, figura pública do Movimento Brasil Livre que esteve na linha de frente nas manifestações pelo golpe institucional foi eleito vereador pelo Democratas para a cidade de São Paulo. Holiday foi uma das sensações na eleição muncipal da cidade de São Paulo. Um dos motivos que ele ganhasse fama, foi o seu discurso ’’anti - corrupção’’, porém a coligação que fez com que o membro do Movimento Brasil Livre se elegesse é extramemente corrupta.

De acordo com o site ’’meu congresso nacional’’, o DEM é financiado pela Odebrecht, UTC, Queiroz Galvão, OAS e Andrade Guiterrez, empresas julgadas corrupta pela operação Lava Jato. Já o PSDB que esteve encabeçando a chapa com o prefeito João Dória, recebeu dinheiro da Odebrecht, Andrade Guiterrez, UTC, Queiroz Galvão, OAS e Engevix. O PSB recebeu dinheiro da OAS, Queiroz Galvão, Andrade Guiterrez, Odebrecht, Engevix e Toyo Setale o PP recebeu dinheiro da Queiroz Galvão, OAS, UTC, Andrade Guiterrez, Odebrecht e Engevix.

De acordo com o UOL , o Movimento Brasil Livre foi financiado por partidos de direita como PMDB, DEM, PSDB e DEM durante as manifestações pró impeachment que ocorreram no ano passado. De uma maneira muito ’’curiosa’’, o mesmo MBL conseguiu lançar candidaturas para as eleições municipais nestes partidos que receberam dinheiro destas empresas envolvidas em escandalos de corrupção.

Além de Fernando Holiday, o DEM conseguiu eleger Milton Santos. Conforme consta neste site, Santos possui uma fortuna de R$2.852.041,38, materializado em diversas casas e terrenos, um Jazigo no cemitério do Morumbi, nove linhas telefônicas em São Paulo, ações na empresa Lesimo Sondagens e projetos SC LTDA, Poupança no Banco Itaú, na caixa econômica federal e conta corrente no Banco Itaú e no Santander, fundos de investimento e aplicações Banco Santander e também veiculos a motor.

O site Congresso em Foco em março do ano passado soltou uma lista em base a documentos apreendidos pela Policia Federal que continha o nome de 300 parlamentares mencionados pela Odebrecht. Nela consta o nome do vereador Milton Santos. Além disso, em 2000o vereador também esteve na lista de acusados de receber propina de Celso Pitta
.
Outro ex - candidato que conseguiu se eleger pela chapa que concorreu Fernando Holiday ao cargo de vereador é o Conte Lopes. Em entrevista ao Vice, o membro da bancada da bala afirmou com Frieza ter matado mais de 40 pessoas. Lopes declarou ter um patrimônio de R$2.855.523,47, sendo que a maioria em imoveis e fazenda, mas também em investimentos, aplicações e contas bancárias.

Mario Covas Neto do PSDB está sendo investigado no escandâlo de trens em São Paulo.De acordo com a Rede Brasil Atual , o trensalão é um esquema de desvio do dinheiro público destinado a financiar as campanhas do PSDB. O engenheiro João Roberto Zaniboni, investigado e condenado na Suiça por receber propina da Alston, movimentou dinheiro que favoreceu Bruno Covas e José Anibal, ambos do mesmo partido.

Eduardo Tuma também do PSDB, está envolvido em escandalo de corrupção. De acordo com o site G1 em base a reportagem do Fantastico, o vereador eleito liderou uma CPI em São Paulo para poder fiscalizar bares e outros estabelecimentos. Integrantes desta comissão parlamentar de inquérito foram acusados de extorquir dinheiro dos donos de estabelecimentos. Após ser questionado pela equipe do Fantastíco, Tuma diz não saber de nada.

De acordo com a Record, quando foi revelado este escandâlo, a corregedoria geral da Câmara, a vereadora Sandra Tadeu resolveu tratar de assuntos particulares. Além disso, de acordo com o site El País ,Eduardo Tuma foi o autor da lei que institui ’’o combate a cristofobia’’ e também de um projeto de lei que ’’valorização da Familia’’ .

Outro candidato que foi eleito pelo DEM é David Soares. Conforme mostra o site do El País , o vereador que caminha para o seu terceiro mandato é filho do pastor R.R Soares. De acordo com este site, David comprou um avião particular de 46 milhões de reais. Além disso, ele cuida das emissoras de radio da igreja do pai.
Lembrando sempre que R R Soares foi um dos pastores que estiveram na linha de frente para poder eleger Marcelo Crivella, PRB, para prefeito do Rio de Janeiro. O PRB foi um dos partidos que receberam dinheiro da Andrade Gutierrez, Odebrecht, UTC e Queiroz Galvão .

De acordo com a radio Globo , o Ministério Público está investigando as pré campanhas de João Dória e de Gilson Barreto, ambos do PSDB. Pela acusação de abuso de poder econômico, Dória e Barreto poderiam ter tido a candidatura impugnada. Barreto no dia 1/04, participou de um multirão gratuito de cirurgia de catarata. O MP afirma que nem o vereador, nem empresas ligada a ele poderiam participar de evento social no ano passado.

Em 2000, conforme mostra o arquivo da Folha de São Paulo, os vereadores do PSDB naquela época Dalton Silvano, Éder Jofre, Aurélio Nomura e Gilson Barreto foram acusados pelo Ministério Público de receber dinheiro de Celso Pitta.

De acordo com o Estadão, a Justiça Eleitoral negou as contas de campanha do vereador eleito por São Paulo Camilo Cristófaro. A pedido da juíza Tania Mara Ahualli, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, a Polícia Federal vai abrir inquérito para apurar as contas do vereador. Existe a suspeita de que recursos ilícitos tenham sido incluídos em suas contas de forma fraudulenta, por meio de doações de uma doadora que não tinha condições de fazer os pagamentos.

Apesar do Movimento Brasil Livre falar que é contra a corrupção, a investigação sobre os aliados do movimento dentro da camâra dos vereadores mostram que eles fazem parte deste jogo sujo que só favorece os grandes empresários e banqueiros.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias