×

CARNAVAL 2017 | Com toque de recolher, prefeitura reprime Carnaval em Jundiaí

quarta-feira 1º de março de 2017 | Edição do dia

O Carnaval de Rua em Jundiaí tem crescido cada vez mais e se consolidando como grande evento cultural, festivo e de exaltação da diversidade. Na contramão desse crescimento, a Prefeitura de Jundiaí procurou estipular um horário para o término dos eventos (a partir das 19:30 com dispersão total até as 20:30).

Utilizando de gás lacrimogenio e balas de borracha, a PM e a GM atuaram mais uma vez de maneira truculenta não apenas nos processos de dispersão dos blocos de carnaval mas também de grupos e pessoas que se reuniam em bares ou outros estabelecimentos localizados no perimetro onde realizavam- se os eventos.

Durante essas atuações várias pessoas saiam assustadas, afetadas pelo gás e em alguns casos com ferimentos de foliões e participantes dos blocos. Frente a esse quadro vários blocos de carnaval em Jundiaí escreveram a carta aberta que o Esquerda Diário republica na íntegra:

NOTA BLOCOS DE JUNDIAÍ

Jundiaí, 01 de março de 2017. #QuartaFeiraDeCinzas

O Carnaval de 2017 confirmou a importância dos blocos de rua para Jundiaí. A importância desta festa vai para além do seu impacto econômico (só no turismo movimentou R$ 6,6 bilhões este ano) e constitui elemento central da identidade cultural brasileira.

Este Carnaval também consolidou o carnaval de rua jundiaiense como um espetáculo de relevância nacional (com o Chupa Que É de Uva e o Refogado do Sandi atraindo quarenta e vinte mil pessoas, respectivamente) e expressiva diversidade cultural, étnica e de gênero.

Por fim, marcou uma maior presença dos órgãos públicos, o que trouxe vantagens e desvantagens.

Reconhecendo os acertos no apoio das equipes de Trânsito, da Polícia e da Guarda durante os blocos e da Secretaria de Cultura, infelizmente relatos de violência institucional após alguns blocos ganham o centro do debate.

E não poderia ser diferente: eles ameaçam o futuro do carnaval de rua da cidade e, de maneira mais ampla, da liberdade de associação e reunião na cidade. Em três casos houve dispersão com bombas de gás lacrimogêneo ou gás de pimenta, ameaçando a integridade física dos populares e criminalizando a festa de rua. Repudiamos esta violência.

Neste ano, houve a imposição de um toque de recolher na cidade. Nenhum bloco poderia continuar suas atividades depois das 20:30 (com a orientação de acabar às 19:30). Depois das 22:00 nenhuma atividade poderia acontecer. Os blocos seguiram rigorosamente esta orientação até o momento, diga-se de passagem.

No entanto, era claro como esta imposição teria dificuldades de prosperar. Durante o maior feriado festivo do país as pessoas foram obrigadas a desocupar as ruas mais cedo do que fazem nos demais dias do ano.

Os bares, clubes e estabelecimentos de lazer, se mantivessem suas atividades e recebessem os foliões, poderiam ser vistos como uma continuação dos blocos e estarem sujeitos ao toque de recolher. Aglomerações nas ruas seriam blocos, também sujeitas ao toque de recolher.

O maior problema foi essa decisão, que ignora o significado e o histórico do que é o Carnaval.

É óbvia a importância da dispersão dos blocos que reúnem milhares de pessoas (e que deve ser feita com instrumentos pacíficos), assim como é temerária a decisão de estabelecer toque de recolher na cidade.

Quando os blocos se dispersam, as pessoas se diluem em pequenos grupos nos bares, festas, clubes e também pelas casas. Proibir e combater tais encontros cria um cenário explosivo (gerando conflitos) e ameaça a continuidade do crescimento do carnaval jundiaiense. Aliás, já vimos este ano.

A Prefeitura de Jundiaí precisa se posicionar sobre esses graves casos de violência institucional e, acima de tudo, mediar a situação.

Hoje, a imagem do carnaval de rua foi criminalizada e há uma sensação de insegurança em estar nas ruas depois das dez da noite. O toque de recolher foi instaurado e precisa ser retirado com urgência.

Bloco Bagacerxs
Bloco Basta Vir e Se Divertir
Bloco Carne com Queijo
Bloco Chupa que é de Uva
Bloco Galo Doido
Bloco Kekerê
Bloco Leões da Hortolândia
Bloco do Loki
Bloco Mamãe Eu Quero
Bloco Refogado do Sandi
Bloco Super Poderosa




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias