Sociedade

ABERTURA DAS ESCOLAS RS

Com saúde colapsada no RS, deputados hoje votam obrigar escolas a abrirem sem segurança

Pelo menos 6 bancadas lideradas pela bancada do NOVO, com o apoio de Eduardo Leite, protocolaram uma emenda para manter as escolas abertas em meio ao colapso da saúde, recordes de mortes e UTIs com mais de 100% de lotação. A emenda deve ser votada nessa terça-feira (16).

terça-feira 16 de março| Edição do dia

A emenda foi protocolada no PL 144/2020 da deputada Fran Somensi (Republicanos) que versa sobre a atividade física ser essencial para a população do RS. As bancadas que apoiam a abertura de escolas sem vacinação massiva e medidas sanitárias adequadas são: NOVO, MDB, PP, PSL, Cidadania, e PDT.

Nos últimos dias carreatas e manifestações pela reabertura dos serviços não essenciais vem ocorrendo em Porto Alegre. Em uma dessas mobilizações pessoas exigiam o direito de trabalhar,um vídeo feito pela advogada reacionária Doris Denise Neumann exautando uma frase nazista inscrita no campo de Auschwitzrevelou no entanto que o que estavam exigindo era o direito de explorar e expor os trabalhadores ao novo coronavírus. Na manhã dessa terça-feira uma pequena carreata de extrema direita exigia a abertura das escolas.

A hipocrisia é tanta que a sessão plenária, que começou agora pouco as 14 horas, é totalmente virtual, sem presencialidade. As escolas podem abrir mas os deputados não podem realizar sessão presencial? Acompanhe a sessão aqui.

É urgente que o CPERS (dirigido pelo PT/PCdoB/PDT) e todos os sindicatos da educação organizem assembleias com os trabalhadores da educação e comunidades escolares em defesa da vida. A decisão sobre como e quando retornar as aulas não deve estar nas mão desse governo que geriu a pandemia até esse momento de colapso para defender a economia dos ricos. A decisão precisa estar nas mãos das trabalhadoras e trabalhadores da educação junto das comunidades escolares em assembleias por escola com sindicatos, educadores e Conselhos Escolares eleitos fazendo valer a gestão democrática na educação.




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