×

CORRUPÇÃO | Com pelo menos U$5 milhões na Suíça, Cunha pode virar alvo de nova denúncia no STF

sexta-feira 2 de outubro de 2015 | 00:00

Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

A investigação suíça sobre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pode virar uma nova denúncia contra o deputado no Supremo Tribunal Federal (STF). Procuradores aguardam o recebimento da documentação coletada pelas autoridades suíças para analisar o caso.

A indicação inicial é que como o procedimento corre desde abril na Suíça, com identificação das contas e valores, o caso já está avançado e pode virar uma acusação formal diretamente, sem precisar passar pela fase de inquérito no Brasil. A documentação completa obtida pela Suíça em investigação criminal instaurada contra o deputado ainda não chegou à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Até agora, procuradores receberam a comunicação oficial de que a Suíça abriria mão da possibilidade de processar o deputado para remeter o caso ao Brasil. Receberam parte das informações sobre o caso - como os beneficiários dos depósitos feitos na Suíça. Ainda são aguardados, contudo, todos os dados da investigação.

O material completo, que inclui as tabelas de depósitos e a checagem das contas, pode demorar uma semana para chegar ao País e será encaminhado à PGR via Ministério da Justiça. Quando chegarem ao Brasil, as informações serão traduzidas e analisadas para, então, serem encaminhadas ao Supremo.

A Suíça já congelou perto de US$ 5 milhões em nome de Cunha e de parentes do deputado. A PGR não confirma os valores bloqueados. Desde abril, o escritório do Procurador-Geral da Suíça apura informações enviadas por um banco do país no qual foram realizados os depósitos em nome de Cunha e de parentes do deputado.

Também são investigados na suíça os lobistas Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano e João Augusto Henriques, supostos operadores do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras Na sexta-feira passada, Henriques revelou à Polícia Federal que abriu uma conta na Suíça para pagar propina ao presidente da Câmara, por um contrato da estatal relativo à compra de um campo de exploração em Benin, na África.

Cunha já é alvo de uma denúncia da Procuradoria-Geral da República ao STF por envolvimento na Lava Jato. Ele é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, com base em suposto recebimento de propina no valor de US$ 5 milhões proveniente de contrato de aluguel de navio-sonda pela Petrobras.

Fica cada vez mais distante a figura do Cunha que tentava tirar proveito da crise política para se alçar como grande opositor ao governo, se impondo na Câmara e manobrando conforme seus interesses, e defendendo fortemente pautas conservadoras. Na verdade o que fica mais e mais claro são as profundas ligações e dependência entre todos os políticos da ordem com os esquemas de corrupção e a defesa comum dos interesses sujos da burguesia contra os trabalhadores.

Esquerda Diário/Agência Estado




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias