×

CRISE DO PT E NOVAS PROMESSAS | Com ex-tesoureiro preso, PT decide não receber mais doações de empresários

sábado 18 de abril de 2015 | 00:00

São Paulo, 17 abr (EFE).- A direção nacional do PT proibiu nesta sexta-feira seus diretórios regionais de receber doações de empresas privadas.

A medida foi anunciada em São Paulo pelo presidente do PT, Rui Falcão, após uma reunião na qual a direção analisou sua posição em relação às acusações contra o partido e seu ex-tesoureiro, João Vaccari Neto, detido pela Operação Lava Jato por seu envolvimento no escândalo do Petrobras.

"Ao mesmo tempo que lutamos pelo fim do financiamento empresarial, decidimos que os diretórios nacional, estaduais e municipais não mais receberão doações de empresas privadas", diz a resolução aprovada nesta sexta-feira.

De acordo com Falcão, a medida que já entrou em vigor, deverá ser detalhada, regulamentada e referendada pelos delegados do PT durante o quinto Congresso Nacional do partido, que será realizada em junho em Salvador.

Neste sentido, o PT informou que "revitalizará" a contribuição voluntária e individual dos filiados e simpatizantes.

O presidente do PT ressaltou que o fato de deixar de receber financiamento empresarial não significa que as doações recebidas pelo partido sejam ilegais.

"Todas as contribuições que o PT recebe atualmente são declaradas de maneira transparente", comentou Falcão.

Por outro lado, Falcão não especificou como será financiada a dívida contraída pelo partido durante a campanha eleitoral do ano passado, na qual a presidente Dilma Rousseff foi reeleita no segundo turno.

O PT toma essa decisão, não por acaso, logo após a prisão do seu ex tesoureiro João Vaccari Neto através da Operação Lava-Jato, acusado no escândalo de corrupção da Petrobrás de desviar dinheiro para financiar partidos da base aliada. O Partido ainda declarou que confia na inocência do ex-tesoureiro. A cunhada de João Vaccari Neto também teve mandado de prisão expedido.

Durante reunião nesta sexta-feira, o PT nomeou como novo tesoureiro o ex-deputado federal federal Márcio Macedo (SE), em substituição de Vaccari, que renunciou esta semana após sua detenção.

Esta decisão do PT é parte das tentativas que este partido esta fazendo para tentar mostrar-se mais de acordo com uma imagem de seu passado. Esta declaração se combina a sua defesa de reforma política, mas também se insere em meio a iniciativa de vários partidos para tentar recuperar alguma credibilidade em meio a aspectos mais generalizados de crise de representação e de todo o regime. Entre estas tentativas encontra-se o discurso do PMDB, tido como o partido mais “fisiológico” chamando a reduzir o número de ministérios, o PSDB defensor do funcionalismo público no PL 4330, e agora o PT com seu tesoureiro preso defendendo o fim do financiamento privado. Estas mudanças dificilmente serão suficientes para a recuperação da credibilidade e superação da crise no regime político.

EFE/Esquerda Diário




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias