×

Doença do rato | Com as enchentes e a negligência capitalista casos de leptospirose disparam em Petrópolis/RJ

Nos primeiros 3 meses do ano a cidade registrou 99 casos da doença, que no ano passado só havia sido 3 no mesmo período. Além dos desastres ocorridos com a chuva, o povo de Petrópolis tem que enfrentar mais o risco dessa doença devido a total negligência da prefeitura de Bomtempo, do governo Castro, e todo o estado capitalista.

segunda-feira 4 de abril de 2022 | Edição do dia

Há quase 2 meses, as chuvas afetaram tragicamente as vidas da população da cidade de Petrópolis/RJ, deixando centenas de mortos e outras dezenas de pessoas desabrigadas que perderam parentes, a casa e todos seus pertences. Mas além de enfrentarem tamanha dificuldade e a negligência capitalista diante dessa situação, os moradores de Petrópolis também estão enfrentando outra situação grave que também é causada pelas chuvas. A cidade registrou um enorme aumento dos casos de leptospirose, a doença do rato. Nos três primeiros meses do ano foram registrados 99 casos da doença. No mesmo período no ano passado, foram apenas 3 casos registrados.

A leptospirose é uma doença causada pela bactéria Leptospira, que usa alguns animais, principalmente roedores como o rato, como hospedeiros. A doença é transmitida para os seres humanos pela exposição direta ou indireta à urina do animal. Essa doença infecciosa febril aguda pode manifestar-se de forma branda, mas em alguns casos pode evoluir para formas graves levando até ao óbito.

Em situações de alagamento, as pessoas ficam mais expostas para contrair a doença, já que os alagamentos são causados pela água da chuva junto com a do esgoto, facilitando o fluxo de fluidos do rato, assim como de demais doenças.

Leia mais: Alagamento não é culpa da chuva, é do capitalismo

Essa é a verdadeira cena trágica que o capitalismo nos impõe. Famílias sem casa, sem perspectivas, e tendo que lidar com doenças gravíssimas que podem causar a morte. Tudo por uma total negligência do estado capitalista, que não garante uma infraestrutura adequada para a maior parte da população que é pobre e vive em periferias e áreas de risco.

Garis em luta | Fortes chuvas no Rio comprovam como garis são essenciais para a cidade e demonstra a força da greve

Enquanto isso, nem a prefeitura de Bomtempo (PSB) e o governo Castro (PL) dão garantias para que essas famílias possam se estabelecer e ter moradia. Enquanto isso mansões e prédios abandonados seguem vazios em Petrópolis e a escória da "família imperial" segue recebendo o laudêmio, imposto predial cobrado a todos os moradores do município de Petrópolis.

É preciso uma reforma urbana radical contra essa política do prefeito Rubens Bomtempo e do Governador Cláudio Castro que faça que os capitalistas paguem por essa crise, e que garanta que os trabalhadores tenham um teto para viver.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias