×

Presidenciáveis | Ciro Gomes é um dos alvos de investigação sobre desvio em obras do estádio Castelão no Ceará

A PF realizou hoje(15) uma operação em função de desvios de recursos públicos nas obras do estádio Castelão, no Ceará, tendo entre os alvos Ciro Gomes. Ao mesmo tempo que devemos ter clareza que Ciro é um árduo defensor dos interesses da elite contra a classe trabalhadora, não podemos ter ilusão nenhuma com a PF, uma das maiores responsáveis pelo golpe institucional que abriu caminho para os ataques mais draconianos contra a classe trabalhadora, e não tem interesse nenhum em acabar com a corrupção.

quarta-feira 15 de dezembro de 2021 | Edição do dia

PDT/Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (15), a PF (Polícia Federal) realizou uma operação em função de desvios de recursos públicos nas obras do estádio Castelão, no Ceará, realizando 14 mandados de busca e apreensão determinados pela Justiça, tendo entre os alvos os irmãos Ciro Gomes, pré-candidato a presidente, e o senador Cid Gomes, ambos do PDT. Lúcio Gomes, irmão de Ciro e Cid, também sofreu busca e apreensão.

A PF diz em nota que as suspeitas são de "fraudes, exigências e pagamentos de propinas a agentes políticos e servidores públicos decorrentes de procedimento de licitação para obras" no estádio, entre os anos de 2010 e 2013. O inquérito teve início em 2017 e contou com relatos de quatro delatores.

A investigação vem se dando em cima de pagamento de propinas a servidores públicos e agentes políticos do governo do Ceará na gestão do então governador Cid Gomes.

A fraude foi feita de modo que a Galvão Engenharia obtivesse êxito no processo de licitatório para realizar reformas no estádio. O valor da concorrência foi de R$ 518 milhões, oriundos do BNDES.

Também há a suspeita de que na fase de execução contratual tenham sido pagas vantagens indevidas para que o governo estadual repassasse valores que estavam supostamente retidos.

A PF fala de indícios de que a propina era paga muitas vezes disfarçada de doações eleitorais para Cid Gomes e os irmãos Ciro Gomes e Lúcio Gomes.

Além disso, dois advogados que ocuparam o cargo de Procurador-Geral do Estado do Ceará também foram alvos da operação. Eles são suspeitos de atuar no processo licitatório e promover uma blindagem aos políticos.

A apuração da PF contou com delações premiada de executivos da Galvão Engenharia.

Os pagamentos de propina, diz a PF, eram feitos em espécie tanto em um escritório de advocacia quanto na residência de um dos advogados investigados.​

No seu Twitter, Ciro disse que a ação da PF foi política, alegando que Bolsonaro buscou atacar sua pré-candidatura a presidência em 2022. "Não tenho mais dúvida de que Bolsonaro transformou o Brasil num Estado Policial que se oculta sob falsa capa de legalidade". Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, ambos do PT, deram seu apoio a Ciro Gomes em suas redes sociais.

Esse tuite de Ciro mostra como o presidenciável, um árduo defensor dos interesses da elite econômica do país contra a classe trabalhadora, parece ter sido "iluminado" com uma "sabedoria inigualável" após ter se tornado alvo de investigações. A verdade é que para Ciro o Brasil só é antidemocrático quando ele é o alvo de investigações, enquanto que na realidade o Brasil nunca foi um país democrático para a classe trabalhadora, as mulheres, negrxs, LGBT’s e demais setores oprimidos, que são a esmagadora maioria da população.

Pode te interessar: 5 vezes que Ciro deixou claro que não é uma alternativa para os trabalhadores

Ciro sempre defendeu os ataques contra esses setores explorados e oprimidos, apoiando a draconiana reforma da previdência junto com Bolsonaro, teve como vice em 2018 a latifundiária e reacionária Kátia Abreu, e hoje defende abertamente o golpe de 2016, golpe que vem sendo responsável pelo desemprego, precarização e miséria da classe trabalhadora brasileira. Além disso, o partido de Ciro, o PDT, é um partido burguês que vem apoiando uma série de ataques contra a classe trabalhadora, como a Reforma Trabalhista, da Previdência, a PEC dos Precatórios, entre outros ataques.

Veja também:Em socorro ao governo Bolsonaro, 14 deputados do PDT e PSB mantém voto a favor da PEC dos Precatórios

Ao mesmo tempo, não podemos ter nenhum centímetro de ilusões com a Polícia Federal, que nunca atuou para acabar com a corrupção, como ficou claro com a operação Lava-jato, mas sim para garantir os interesses da burguesia e de consolidar o regime do golpe, garantindo a aprovação dos ataques mais deploráveis contra a classe trabalhadora, levando figuras como o vampiro neoliberal Michel Temer e o genocida e fascista Bolsonaro ao poder.

A PF também vem sendo utilizada para perseguir opositores ao governo Bolsonaro, acionando diversas vezes a arbitrária Lei de Segurança Nacional, um resquício da ditadura militar, contra esses opositores, assim como para blindar e favorecer interesses da família Bolsonaro.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias