Javier Gabino
Em um novo aniversário de Maio de 68, percorremos algumas experiências cinematográficas.
Violeta Bruck
Medida Provisória é um dos poucos filmes nacionais de alto orçamento assinado por um diretor negro, o que em si já é uma enorme novidade em um país racista e cada vez mais marcado pelo peso da extrema direita de Bolsonaro, Mourão e cia, contra os quais o filme é uma forte crítica. Neste vídeo, Letícia (...)
Letícia Parks
As mulheres têm sido importantes contribuintes para o desenvolvimento do cinema desde o início, mas os filmes de mulheres diretoras têm sido muitas vezes subestimados e ignorados. Aqui apresentamos alguns dos maiores filmes feitos por mulheres de todo o mundo para (...)
Shalon Van Tine
Documentário realizado pelo Departamento de Jornalismo da TV Cultura de São Paulo, em 1977.
Luno P.
Em 1895 os irmãos Lumiere filmaram pela primeira vez um curta metragem com os operários de sua fábrica como protagonistas, que se converteu em um clássico.
Cecilia Pavic
Este artigo resgata alguns filmes dos últimos anos e relembra outros que marcaram a história centenária entre a Rússia e a Ucrânia.
O homem que virou suco é um filme dirigido pelo cineasta brasileiro João Batista de Andrade que foi lançado em 1981 em um período histórico marcado por lutas operárias e o processo de redemocratização brasileira após o período da ditadura.
Ana Carolina Toussaint
Neste artigo apresentaremos os longas-metragens deste diretor de Caruaru, um dos grandes nomes do cinema de Pernambuco e do país.
Pedro Costa
Lucía Nistal
Conheça o Tela Trans, acervo do audiovisual trans brasileiro elaborado a partir da pesquisa desenvolvida pelas cineastas Caia Coelho e Pethrus Tibúrcio.
Matrix Resurrection veio para desfigurar o núcleo criativo construído na primeira obra de 1999, responsável por torná-la um ícone inquestionável do cinema. Seja pela sua irreverência estética, técnicas inovadoras ou temática subversiva, o primeiro filme da franquia Matrix mudou a história da arte (...)
Gabriel Fardin
Pedro Pequini
Muribeca, dirigido por Alcione Ferreira e Camilo Soares, é um longa documental sobre o despejo forçado de uma comunidade homônima, na periferia de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. O documentário foi produzido de forma independente, sem dinheiro de empresas ou de instituições governamentais. A (...)
Gabriel "Biro"
Redação
“Um corte salarial foi seguido por alegações de intimidação e assédio. Várias pessoas foram demitidas. Assim, os trabalhadores mais mal pagos, os mais vulneráveis, perderam seus empregos porque se opuseram ao corte salarial. É claro que é difícil para nós desembaraçarmos os detalhes de um conflito em (...)
Neste 22º episódio do programa Falando em Marx, Let Parks fala sobre o filme e vida de Marighella: memória, balanço e debates estratégicos.
Após apenas 3 dias de pré-estreia e 1 de lançamento no cinema, o filme de Wagner Moura já atingiu 36,7 mil espectadores, se tornando o filme brasileiro mais assistido em 2021.
Noah Brandsch
Com 32 dos 34 votos possíveis, a nonagenária atriz, Fernanda Montenegro, ocupará a 17ª cadeira da ABL. Posse deve ocorrer em março de 2022. A ABL, apesar de reunir nomes irrelevantes ou mesmo degradantes para as letras nacionais, recebeu a dona de uma das obras mais impressionantes da dramaturgia (...)
Júlio Dandão
No começo dos anos 2000, vimos nas telonas uma nova aposta nos filmes de terror do gênero psicopata “slasher”. Estes agora ocupam lugar de referências passadas e cult, frente a uma nova onda do terror, expressa, por exemplo, em Round (...)
Laura Sandoval
Em uma invasão de zumbis em Havana, um grupo de amigos fará de tudo para sobreviver.
Jorge Galeano
Vídeos curtos explorando aspectos do gênero de terror vem cada vez mais tomando a plataforma Tik Tok em meio a pandemia, explorando fobias, sentimentos, o desconhecido e a estranheza.
O novo filme baseado no épico de Frank Herbert está cheio de imagens anti-imperialistas, mas não passa de uma versão hollywoodiana da luta de resistência colonial.
Nathaniel Flakin Lily Cichnowicz
"Uma História de Amor na Cidade dos Sonhos" foi o slogan do filme escrito e dirigido pelo diretor americano David Lynch e estrelado por Naomi Watts, Laura Harring e Justin Theroux. Aclamado pela crítica e pelo público, ainda chama a atenção pela ambiguidade de sua (...)