×

LUCROS BANCOS | Cinco maiores bancos aumentam em 23% o lucro líquido em 2015

No último dia 08, fechou-se o ciclo de publicação dos resultados de 2015 dos 5 maiores bancos do país, com a divulgação do balanço da Caixa. Os demais: Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco (que em 2015 adquiriu a operação brasileira do banco britânico HSBC) já haviam publicado seus balanços entre janeiro e fevereiro de 2016.

quarta-feira 16 de março de 2016 | 01:59

Nota-se à primeira vista que embora o ano de 2015 tenha sido marcado pelo aprofundamento da crise, esta passou longe dos bolsos dos donos desses bancos. Somados, os 5 maiores bancos tiveram um lucro líquido nesse período de cerca de R$ 69,967 bilhões, o que representa um aumento de 23% em relação a 2014, com cerca de R$ 56,462 bilhões.

Porém, quando se trata da quantidade de funcionários efetivos (não há muitas informações sobre os trabalhadores terceirizados), os dados comparados entre 2014 e 2015, indicam o movimento contrário, com uma redução de cerca de 2,3%.

O ano de 2015 fechou com um total de 440.040 empregados nos 5 bancos, cerca de 10,5 mil trabalhadores a menos que em 2014, ano que fechou com 450.632 funcionários. No entanto, cabe destacar que a redução foi atenuada pelos índices do Santander, que em 2015 ampliou o seu quadro de funcionários em cerca de 1,4%.

Numa análise bem breve, fica claro que, mesmo num cenário de crise, o maior interesse dos donos dos bancos é manter e incrementar os seus lucros e benefícios. Seja usando a crise como justificativa para acelerar o ritmo das demissões e cortes de postos de trabalho, lucrando em cima da sobrecarga de trabalho ainda mais aguda dos que ficaram, seja se beneficiando com o endividamento da população, com a cobrança de tarifas e juros exorbitantes.

E para manter nas alturas os seus ganhos nesse cenário onde a maioria da população é estrangulada com o desemprego, reduções salariais e inflação, os banqueiros e o governo federal do PT, no caso da Caixa, já preparam mais pressões, mais metas, mais terceirização, mais demissões e cortes de postos de trabalho.

Iniciativa de bancários do centro de SP pretende estudar mais a fundo nos balanços de 2015

A partir de reunião no começo de 2016, que buscou discutir a piora das condições de vida dos trabalhadores, um grupo de bancários do centro de SP tomou a iniciativa de estudar e seguir aprofundando a análise dos dados divulgados nos balanços de 2015 dos principais bancos do país, que num contexto de crise e, até mesmo recessão,seguiram expandindo seus lucros.

E no decorrer dos próximos meses, a proposta é a de publicar uma série de artigos e matérias que expressem o andamento dos estudos e análises, chamando, inclusive mais bancários a participar e se apropriar dessas discussões. Desta forma, os próprios bancários poderão dar a sua visão sobre a atuação dos maiores bancos brasileiros, e contribuir para munir e erguer uma luta efetiva contra a crise e o ajuste, que o governo do PT aliado aos bancos quer colocar na conta dos trabalhadores.

Se você se interessou em contribuir com este estudo, mande um e-mail para [email protected]




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias