×

ECONOMIA | Chacota: entre precarização, desemprego e Covid, Guedes diz que economia está decolando

Ministro da Economia disse que “sinais por toda parte indicam que economia está decolando”, ignorando o forte desemprego, as vagas com baixo salário e os recordes de morte por coronavírus no país.

terça-feira 16 de março | Edição do dia

(Foto: Wikimedia Commons)

Paulo Guedes citou o resultado do Caged de janeiro, que indicou a criação de 260 mil vagas formais no mês, e o resultado do IBC-Br, prévia do PIB feita pelo Banco Central, que indicava crescimento de 1,04% em janeiro de 2021, e afirmou que a arrecadação de impostos federais deverá ser recorde.

Veja mais: Pandemia aprofunda ataques da reforma trabalhista com emprego sem jornada e salário fixos

Estas vagas criadas, no entanto, são com base em baixos salários, entre um e dois salários mínimos majoritariamente, e menos direitos, além da falta de condições de higiene e surtos de Covid em locais de trabalho. O Brasil fechou o ano de 2020 com uma taxa de desemprego de 13,9%, representando quase 14 milhões de desempregados.

Veja mais: IBGE aponta desemprego record no país e revela efeitos da reforma trabalhista na pandemia

Neste ano, o governo já aprovou a PEC Emergencial, que congela os salários de servidores públicos até 2036, e anunciou que o novo auxílio-emergencial deve ter valores entre R$ 175 e R$ 350. Neste momento, o país passa pelo pior momento da pandemia, batendo recordes com mais de 2 mil mortos pelo novo coronavírus por dia, e o sistema de saúde colapsando em diversos estados.

Veja mais: Com os piores salários do mundo, professores no Brasil terão salários congelados até 2036




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias