×

PIBID E RP | Centros Acadêmicos do CCHLA-UFRN chamam assembleia unificada pelo pagamento das bolsas PIBID e RP

Os centros acadêmicos do CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) estão fazendo um chamado ao conjunto dos estudantes a uma assembleia geral do CCHLA nessa quinta-feira, 28, às 17:45h, pelo pagamento das bolsas PIBID e RP atrasadas.

quarta-feira 27 de outubro de 2021 | Edição do dia

Frente ao atraso do pagamento das bolsas PIBID e Residência Pedagógicas, que estão atrasadas no mês de setembro e sem verba prevista para os próximos meses, centros acadêmicos dos cursos ligados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, decidiram convocar uma assembleia unificada, propondo que essa luta seja do conjunto dos estudantes. Ao lado do corte bilionário de 92% nas verbas da pesquisa, esse atraso significa um ataque à formação docente e à permanência estudantil, na medida em que dentre os 60 mil estudantes afetados por esse atraso, em sua maioria dependem desse recurso para pagar suas contas.

Esses cortes fazem parte da agenda de ataques de Bolsonaro e Mourão ao lado do Congresso, STF e também dos governadores, afetando os setores mais precários da universidades como os estudantes que recebem a permanência - principalmente os negros, filhos da classe trabalhadora, indígenas e moradores de ocupação e assentamentos -, os trabalhadores terceirizados e agora os estudantes que recebem bolsas de programas ligados à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Ou seja, é mais um ataque que ocorre ao mesmo tempo em que a inflação chega a níveis escandalosos, onde a população brasileira está cada vez mais aprofundada na fome, no desemprego e nas dívidas. Uma expressão disso são as recentes cenas bárbaras das filas do osso e lixo, que mostram a degradação que é o sistema capitalista que prefere jogar comida fora do que alimentar toda a população.

Por isso a iniciativa dos CAs do CCHLA em unificar para batalhar pela auto-organização desde às bases é fundamental, uma política que deveria ser levada adiante pela majoritária da UNE, ao invés de esperar que se resolva no Congresso, mantendo a paralisia das entidades até 2022, como também pela Oposição de Esquerda da UNE. Unificar a força dos estudantes é fundamental para impor o pagamento das bolsas e salários e derrotar os cortes e ataques à ciência e à educação, e pelo Fora Bolsonaro e Mourão.

Nenhum estudante fica para trás!

ASSEMBLEIA GERAL DO CCHLA
DATA: 28/10
HORÁRIO: 17H45
via Google Meet

Veja os Centros Acadêmicos que fazem o chamado para a Assembleia Geral do CCHLA:

CACS (Centro Acadêmico de Ciências Sociais - Marielle Franco)

CAFIL (Centro Acadêmico de Filosofia)

CALET (Centro Acadêmico de Letras - Poeta Jorge Fernandes)

CADE ( Centro Acadêmico do curso de Bacharelado em Design)

CAHIS (Centro Acadêmico de História)

CAPIS (Centro Acadêmico de Psicologia - Ulysses Pernambucano)

CATAB (Centro Acadêmico de Teatro Augusto Boal)




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias