×

POLÍTICA NACIONAL | Centrão e bolsonarismo mantém PEC do voto impresso viva no Congresso

Linha política do voto impresso adotada e defendida por Bolsonaro, alas bolsonarista e parte significativa do centrão continua em pauta na câmara dos deputados.

terça-feira 6 de julho de 2021 | Edição do dia

Foto: Alan Souza

Nesta semana na câmara dos deputados ocorreu uma reunião para debater a probabilidade da futura eleição presidencial ser com voto impresso, essa medida é impulsionada por Bolsonaro e companhia. A reunião durou mais de quatro horas, o deputado do MDB-MA, Hildo Rocha, apresentou um requerimento para a matéria em pauta, contudo, a votação empatou e o deputado do PSL- PR, Felipe Barros, desempatou e foi favorável a continuidade da pauta do voto impresso na câmara.

Os partidos favoráveis a suspensão dessa pauta foram PT, PSD, PSDB, MDB, PDT, PSOL, PCdoB e PV. O PSB ficou dividido entre a pauta. Os demais partidos favoráveis a pauta do voto impresso foram os partidos do centrão e partidos apoiadores do Bolsonaro como DEM, PSL, PP, PSC Cidadania, Republicanos, PTB, Podemos, Patriota e Novo. O PP, partido progressista do centrão, contraditoriamente assinou uma carta contra o voto impresso, porém, votou favorável a continuidade da pauta no congresso.

Bolsonaro sabe que sua vitória em 2018 foi fruto de um dos maiores golpes eleitorais da história do Brasil. Lula foi preso e teve seus direitos políticos cassados para que não participasse de nenhuma forma da eleição. Mesmo não querendo aqui dar nenhum apoio político a Lula, é preciso dizer claramente que as eleições foram manipuladas pela Lava Jato, pelo STF, pela mídia e com aval dos militares e todas as instituições do estado brasileiro. O voto das pessoas foram sequestrados.
Certamente em uma sociedade marcada pela exploração, desigualdade e inúmeras disputas entre os cima, o modelo de democracia se torna frágil, porém, por trás dessa justificativa bolsonarista de desqualificar as urnas eletrônicas existe uma política da ala de extrema direita do regime de controlar e manipular o processo eleitoral no próximo ano.

Bolsonaro se utiliza do discurso de eleições sem fraudes, porém, ele seria o primeiro adotar medidas fraudulentas nas próximas eleições, sua base dura de extrema direita como as alianças com as milícias certamente faria da próxima eleição presidencial o verdadeiro curral do voto de cabresto. Com essa prática Bolsonaro faria do Brasil seu curral eleitoral de corrupção e compras de votos, o voto impresso é o que mais facilitaria esse tipo de política e ação, justamente por isso é tão defendido por Bolsonaro e os bolsonaristas.

Para Bolsonaro o voto impresso seria uma vantagem considerável para concorrer às eleições presidências, obviamente Bolsonaro e todo seu clã adotaria medidas de suborno e repressão para impor seus próprios interesses nos próximos resultados eleitorais. O tema e a votação sobre voto impresso continua na câmara, porém, os trabalhadores e juventude não podem confiar nesse sistema político que na última eleição presidencial manipulou todo o processo de candidatura. É preciso apostar nos trabalhadores auto organizados defendendo e lutando por uma assembleia, livre e soberana imposta pela luta. Não vai ser por via das eleições ou vitória do próprio do Lula que iremos garantir




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias