Juventude

LUTA CONTRA OS CORTES

Centenas de estudantes se manifestaram hoje no Centro do RJ contra os cortes nas federais

O ato começou as 17h desta sexta-feira (14/05), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro. Centenas de estudantes se manifestavam contras os cortes nas universidades federais, que ameaçam fechar a UFRJ. Mesmo com o primeiro recuo de Bolsonaro, os riscos de fechamento ainda se mantém para diversas universidades federais.

sexta-feira 14 de maio| Edição do dia

Os manifestantes pediam a revogação do Teto de Gastos e gritavam "Fora Bolsonaro!". O ato foi convocado por entidades sindicais e estudantis, e andou até a Assembleia Legislativa (Alerj).

Leia também: Mesmo com recuo de Bolsonaro, universidades seguem com ameaça de fechamento

O governo Bolsonaro coloca em risco o funcionamento das universidades federais, com um corte bilionário no orçamento da educação. Universidades como a UFRJ e a UFBA já anunciaram que não possuem orçamento para se manter abertas até o final do ano.

Estes cortes afetam fortemente a permanência estudantil, com o pagamento de bolsas e manutenção de alojamentos ficando em risco. Além disso, o fechamento das universidades significam o fechamento de hospitais universitários, que tem sido fundamentais no combate a pandemia, e a paralisação de pesquisas de vacinas contra Covid-19.

Leia também: Se UFRJ fechar, a pesquisa de vacinas e funcionamento de hospitais serão paralisados

Por isso, é fundamental lutar para massificar a luta contra os cortes na educação, e para derrubar o Teto de Gastos que justifica esses cortes e serve apenas para garantir o pagamento da dívida pública e o enriquecimento de banqueiros.

A Juventude Faísca e o Esquerda Diário estiveram presentes no ato, se somando a essa luta.

Leia também: Abaixo os cortes que colocam em risco UFRJ e outras federais. Fora Bolsonaro, Mourão e os militares




Tópicos relacionados

Corte de orçamento   /    Bolsonaro   /    Milton Ribeiro   /    UFF   /    Governo Bolsonaro   /    Juventude    /    orçamento   /    MEC   /    Jair Bolsonaro   /    UFRJ   /    Movimento Estudantil   /    Rio de Janeiro   /    Juventude

Comentários

Comentar