Confira a intervenção de Pablo Castilla, do Estado Espanhol, no Primeiro de Maio Internacionalista da Fração Trotskista - Quarta Internacional. Pablo é estudante e militante da Contracorrente Barcelona e da Corrente Revolucionária dos Trabalhadores (CRT) do Estado (...)
Pablo Castilla
PSOE vence sem resolver a crise de governabilidade. Unidas Podemos segue oferecendo o governo de coalizão e fazer parte de um fechamento por cima da crise do regime. Vox emerge e seguirá marcando a agenda. A crise catalã se mantém aberta. Que esquerda necessitamos para os desafios que (...)
Redação
O Parlamento de Madri aprovou uma moção do partido ultradireitista Vox que pede ao Governo da Espanha que declare ilegais os partidos independentistas. Fez isso com o apoio do Partido Popular e a “direita moderna” do Ciudadanos.
Nesta quinta-feira, o corredor do setor 2 da UFRN teve suas paredes preenchidas por um mural de notícias, com temas políticos atuais como o retorno da luta de classes na América Latina e no mundo, a tragédia capitalista do óleo nas praias do Nordeste, o Future-se e a situação dos estudantes da UFRN (...)
Redação Esquerda Diário Nordeste
As mídias alternativas e jornalistas que assinam esta nota denunciam e fazem um apelo aos partidos de esquerda e às organizações para que se posicionem contra a repressão do Estado Espanhol e denunciem as más práticas da mídia espanhola.
Barcelona teve nesse sábado uma nova jornada de protestos contra a repressão, contra a sentença do Supremo e exigindo liberdade para os 30 presos da greve geral de sexta-feira, 9 deles com acusações na lei penal.
IzquierdaDiario.es - Estado Espanhol
Após dois dias de massivas mobilizações e uma dura repressão por parte da polícia catalã, nesta quarta-feira começaram as “Marchas Pela Liberdade” como parte da resposta contra a sentença de prisão a lideranças soberanistas.
No dia 11 de setembro se celebra o Dia da Catalunha. Reproduzimos a declaração da CRT (Corrente Revolucionária de Trabalhadores e Trabalhadoras, organização irmã do MRT do Brasil), grupo que impulsiona o Izquierda Diario no Estado (...)
Corrente Revolucionária de Trabalhadores e Trabalhadoras - CRT
Declaração da CRT (Corriente Revolucionaria de Trabajadores y Trabajadoras) que impulsiona o Esquerda Diário na Espanha, diante dos últimos episódios da escalada repressiva contra o movimento catalão. Por uma greve geral na Catalunha. Que a "Primavera Catalã" conflua com todas as lutas contra o Regime (...)
A série catalã que na Argentina já conquistou milhares de fãs, também passou a conquistar os brasileiros com o professor de Filosofia – Merlí Bergeron.
Douglas Silva
Diego LotitoJosefina L. Martínez
Santiago Lupe
Chegou o 21-D; eleições convocadas com toda pressa no mesmo dia em que se declarou a Independência, no 27-O, junto à aplicação do artigo 155 da Constituição.
Federico Grom - Barcelona
No dia 21 de dezembro se realizarão as eleições na Catalunha depois da destituição do governo local pelo Estado central. A estratégia do movimento independentista e uma política socialista e de classe.
Vergonhosas declarações de Pablo Iglesias. O líder do Podemos, com um passado de militância na Itália na área da desobediência, acusou os indepedentistas catalães de terem despertado o fantasma do fascismo no Estado Espanhol. Além disso, afirmou que os indepedentistas fracassaram porque não tiveram um (...)
Douglas Mortimer
Convocatória de ANC e Omnium, organizações independentistas, enche as ruas de Barcelona. Centenas de milhares contra o artigo 155 contra a Catalunha, pela liberdade dos presos políticos e em defesa da república catalã.
Com cerca de 60 centros nevrálgicos em toda a Catalunha bloqueados, com barreiras em vias de trem e estações de metrô começa a greve na Catalunha contra a repressão do artigo 155 do Regime de 78 que impede a autodeterminação da Catalunha, em defesa dos prisioneiros políticos e para "defender a (...)
Frente ao golpe institucional do Regime de 78 se reorganizam os Comitês de Defesa da República, depois do encontro de coordenação que duplicou sua quantidade. Qual greve precisamos? Quais reivindicações? Qual República?
Cynthia Lub